(Foto: Geysel Rodrigues/ACOM UNITAU)

Durante a Semana do Direito, UNITAU lança programa de atendimento e apoio a vítimas de violência

Iniciativa amplia ações de extensão universitária e integra projetos das áreas da saúde, direito e assistência social

Link curto: https://unitau.me/4dJy7s0

14/05/2026 12h24 ⋅ Atualizada em 14/05/2026 12h25


A Universidade de Taubaté (UNITAU) lançou nesta quarta-feira (13), no Departamento de Ciências Jurídicas e Internacionais, o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência, iniciativa que amplia e integra ações já desenvolvidas pela Universidade nas áreas da saúde, assistência social, educação e apoio jurídico.

O programa nasce a partir da experiência do Grupo de Atendimento à Vítima de Violência Sexual (GAVVIS), que atua desde 2004 no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), voltado ao acolhimento de vítimas de violência sexual. A proposta agora passa a estruturar uma rede ampliada de atendimento às vítimas de todos os tipos de violência (além da sexual, as violências físicas, psicológicas, vítimas de estelionato ou golpes, por exemplo), envolvendo diferentes cursos, projetos de extensão e instituições parceiras.

De acordo com o idealizador do novo programa, Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior, a iniciativa busca organizar uma atuação integrada entre universidade e órgãos públicos. “O programa foi criado para ampliar esse atendimento e fortalecer a atuação conjunta entre os projetos da Universidade e instituições parceiras. A ideia é que o aluno participe diretamente dessas ações, aprendendo na prática e contribuindo com a comunidade”, destaca.

Segundo o professor, o trabalho desenvolvido pelo GAVVIS começou há mais de vinte anos a partir da necessidade de acolhimento especializado às vítimas atendidas na rede pública de saúde. Desde então, estudantes e professores de diferentes áreas passaram a atuar em conjunto no atendimento, acompanhamento e orientação das vítimas.

O novo programa reúne ações ligadas ao curso de Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia e outros setores da Universidade, além de fortalecer parcerias com Delegacia da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública e órgãos da rede de proteção social.

A pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria P. da Costa, destacou que a proposta fortalece o papel social da Universidade e amplia o alcance das atividades extensionistas. “A extensão universitária aproxima a Universidade das demandas reais da sociedade. Esse programa representa exatamente isso: unir ensino, pesquisa e atendimento à população em uma atuação articulada, humanizada e com impacto social direto”, afirma.

Além do atendimento às vítimas, o programa também prevê palestras educativas, ações preventivas, campanhas de conscientização e atividades acadêmicas voltadas à formação prática dos estudantes.

Na prática, a extensão universitária acontece quando os alunos aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula em benefício da comunidade, aproximando a formação acadêmica das necessidades reais da população.

A proposta também permitirá que projetos já existentes na UNITAU passem a atuar de forma integrada, ampliando o suporte oferecido às vítimas e fortalecendo a rede de acolhimento e encaminhamento.

ACOM/UNITAU