(Foto: Leonardo Oliveira | ACOM/UNITAU)

UNITAU se destaca em sustentabilidade e supera média nacional em avaliação do Semesp

Universidade registra 81,7% de desempenho em ranking nacional que analisou centenas de instituições brasileiras e conquista destaque estratégico na integração da sustentabilidade ao ensino e à gestão

Link curto: https://unitau.me/4s327DR

10/02/2026 16h44 ⋅ Atualizada em 28/04/2026 15h41


A Universidade de Taubaté alcançou posição de destaque nacional ao registrar 81,7% de desempenho no relatório “Presença de Sustentabilidade nas IES Brasileiras – Diagnóstico das Políticas, Estratégias e Ações de Sustentabilidade”, divulgado pelo Semesp. O resultado evidencia a consolidação da sustentabilidade como eixo estratégico da instituição, integrada às políticas institucionais, à gestão e à formação acadêmica.

O índice coloca a UNITAU acima da média nacional, que foi de 53,5%, consolidando a Instituição entre as que mais avançaram na incorporação estratégica da sustentabilidade em suas políticas institucionais.

O levantamento avaliou 154 instituições de ensino superior, brasileiras, privadas e públicas, que juntas representam 2,1 milhões de alunos, e analisou quatro dimensões estruturantes: Acadêmico, Organizacional, Comunidade e Operações no Campus, considerando desde a presença do tema nos currículos e projetos de pesquisa até políticas institucionais, governança, impacto social e práticas de gestão ambiental.

A UNITAU alcançou pontuação máxima no indicador Acadêmico, demonstrando que a sustentabilidade está integrada de forma estruturante à formação dos estudantes, à produção científica e às ações de extensão. Na prática, isso significa que o tema não está restrito a iniciativas pontuais, mas incorporado ao projeto pedagógico e à estratégia institucional.

Outro ponto relevante é que a Universidade apresentou desempenho superior à média nacional na maior parte dos eixos avaliados, evidenciando maturidade institucional e alinhamento às diretrizes de responsabilidade socioambiental e governança.

Para a reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, o resultado reforça o posicionamento estratégico da Universidade. “Esse reconhecimento demonstra que a sustentabilidade faz parte da nossa identidade institucional. Ela está presente na formação acadêmica, nas nossas políticas internas e na relação com a comunidade. Estamos preparando profissionais comprometidos com inovação, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável”.

O Semesp, entidade representativa do ensino superior no Brasil, realiza a pesquisa com o objetivo de mapear o estágio de maturidade das IES na agenda ambiental, social e de governança (ESG), além de identificar boas práticas e estimular o avanço das instituições.

O desempenho da UNITAU fortalece sua imagem institucional, amplia sua credibilidade no cenário nacional e reafirma seu compromisso com uma educação alinhada aos desafios atuais e às demandas da sociedade.

Confira a pesquisa completa no site do Semesp

ACOM/UNITAU