A iniciativa reforçou o compromisso com a formação humanizada e a promoção da saúde em comunidades em situação de vulnerabilidade social
Link curto: https://unitau.me/49bdnGp
22/12/2025 14h44 ⋅ Atualizada em 28/04/2026 15h41
Os alunos dos cursos de Odontologia e Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram, no último domingo (21), de uma ação solidária de final de ano promovida pelo Projeto Lunar, iniciativa que promove ações solidárias em comunidades em vulnerabilidade social, em Taubaté.
A atividade integrou a programação do “Natal Lunar”, evento que mobiliza voluntários com o objetivo de proporcionar um dia de alegria para famílias em vulnerabilidade social, incluindo a doação de brinquedos e atividades voltadas ao cuidado e à promoção da saúde, além da tradicional chegada do Papai Noel.
De acordo com a professora responsável pela participação da UNITAU na ação, Profa. Dra. Irene Serafim Ferrari Leite, o Projeto Lunar atua como uma ponte entre quem deseja ajudar e quem realmente precisa de apoio. “É um projeto que faz o elo entre a solidariedade e a necessidade. Nossos alunos se dispuseram a abraçar essa causa, contribuindo com doações de brinquedos e com orientações de saúde para a população atendida”, destaca.
(Foto: Profa. Dra. Irene Serafim Ferrari Leite)
Durante a ação, os estudantes realizaram orientações de saúde, distribuíram kits de higiene bucal, além de realizarem aferição de pressão arterial, reforçando o compromisso da universidade com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
A professora ressaltou ainda a importância desse tipo de vivência na formação acadêmica. “Essas iniciativas têm grande relevância tanto no aspecto humano quanto na formação profissional. Elas contribuem para a construção de profissionais mais conscientes, éticos e socialmente responsáveis, indo muito além da ajuda imediata”.

(Foto:Profa. Dra. Irene Serafim Ferrari Leite)
A parceria com o Projeto Lunar foi apontada como fundamental para o sucesso da ação. Segundo a docente, o projeto acolheu os alunos e direcionou as atividades para quem realmente precisava, permitindo que os estudantes compreendessem melhor as necessidades do outro e fortalecer valores como solidariedade, respeito e responsabilidade social.
“Auxiliamos no processo de doação e no cuidado com a saúde, mas, sem dúvida, fomos nós, voluntários e alunos, que mais ganhamos com essa experiência”, finalizou.
ACOM/UNITAU