53 estudantes se envolveram diretamente nas fases de planejamento, organização e execução do evento que reuniu mais de 700 congressistas no Campus Caraguá ente os dias 29 de outubro e 1º de novembro.
Link curto: https://unitau.me/3JC2gxj
01/11/2025 17h41 ⋅ Atualizada em 01/11/2025 17h56
Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, 53 estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Campus Caraguá participaram ativamente da organização e execução da primeira edição do Congresso Médico UNITAU - Litoral Norte Paulista. Com espírito de equipe, dedicação e união entre os cursos, os futuros médicos e enfermeiros vestiram a camisa para tornar possível o acolhimento para os mais de 700 congressistas que passaram pelo Campus nos quatro dias de evento.
Desde o credenciamento, logística, recepção de palestrantes, apoio técnico e coordenação, os alunos puderam se envolver neste marco na história da Universidade. Ao todo, foram 14 Ligas Acadêmicas atuantes e, além das habilidades interpessoais, eles tiveram acesso aos bastidores de um evento complexo, organizado com meses intensos de preparação, reuniões e capacitações, com a possibilidade de networking com profissionais renomados na área da saúde, por exemplo. O aluno do 6º semestre de Medicina, Nelson Migani, atuou como coordenador da equipe de alunos e conta que a experiência foi enriquecedora em diversos aspectos e faz parte de um esforço conjunto para que o Congresso e a Universidade se tornem ainda mais reconhecidos.
“Eu acho que o campus de Caraguatatuba, da UNITAU, tem essa característica. É muito bonito ver, no dia a dia, o quão a gente quer fazer o campus crescer, o quão a gente quer se destacar, justamente por estar numa frente de pioneirismo, a UNITAU está numa frente de pioneirismo no Litoral Norte. Então, quando a gente traz o primeiro Congresso Médico do Litoral Norte, tendo um protagonismo estudantil, por exemplo, são raros os alunos que falam ‘não, desculpa, não é pra mim, eu estou fora’”, comentou o estudante durante o CMU Cast.
“Eu não esperava que a Universidade poderia me proporcionar tantas atividades extracurriculares. Isso vai desde pesquisa até a extensão. Então, pra mim, na minha cabeça, antes de fazer Medicina, estar na faculdade era algo muito mais ‘decore e aplique’, bem como o ensino médico foi ao longo dos anos”, revela o estudante. “Esse tradicionalismo, a medicina elitista, biotécnica, individualista, desumana, ela é promovida e proposta. Só que, quando eu entro no campus, e, por exemplo, a gente tem uma das maiores ligas aqui da instituição, que é a Liga de Humanidades e Saúde, da qual eu já fui presidente, e a maioria das pessoas estão engajadas, e aí você vê um evento esse acontecendo, promovendo a oportunidade de você aprender, de conhecer novas pessoas, promover conhecimento científico… É muito bonito”, completou.
O CMU foi o momento de encontros. Os anfitriões de Caraguá receberam os alunos dos campi Cruzeiro e Taubaté para o evento, o que reforçou a integração e a troca de ideias, além do networking e a atualização. “A gente viu no Simpósio de Emergências Pediátricas uma atualização muito legal do que está rolando aí no ATLS [Suporte Avançado de Vida no Trauma], todas as diretrizes para tratamento de emergência com crianças, e foi muito legal, muito bom, dinâmico, leve… Vale muito a pena participar [do Congresso]. É muito enriquecedor”, avalia a aluna Maria Luísa Morato, do 4º semestre de Medicina do Campus Taubaté. Já para Loren Mendonça, caloura da primeira turma de Medicina do Campus Cruzeiro, a experiência foi enriquecedora para o aprendizado e pela integração com os colegas de curso. “Hoje estamos no CMU, foi uma experiência super legal, pela integração, por conhecer o ambiente do Campus Caraguá… As palestras estão super legais e os palestrantes são ótimos. Obrigada, UNITAU, e ao Campus Caraguá por receber a gente também ”, comenta a aluna.
O Congresso Médico UNITAU contou não só com a intenso protagonismo estudantil, como também com a dedicação de professores, que orientaram os alunos e tornaram o diálogo entre a Universidade e o mercado de trabalho a partir de discussões e reflexões sobre as principais tendências na área da saúde. A partir de um mapeamento de demandas do mercado, a construção da programação levou em consideração as principais questões que permeiam a área para que a formação acadêmica seja cada vez mais alinhadas com situações reais no dia a dia de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde.
Isso só é possível quando a Universidade abre as portas para receber alunos, professores, pesquisadores, profissionais e comunidade em torno de um objetivo comum: se capacitar para atender cada vez mais e melhor aqueles que mais precisam, com técnica apurada , olhar humanizado e respeito às individualidades. “Todo profissional da saúde, seja ele um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um nutricionista, todos nós trabalhamos em conjunto, muitas vezes uma equipe menor, uma equipe maior, mas em algum momento você acaba tendo que sair dessa equipe e buscar ajuda, buscar troca de informações, no cuidado ao seu paciente com outros profissionais, não necessariamente médicos”, explica Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, vice-reitor da Universidade, docente no Departamento de Ciências Médicas e presidente do CMU.
“Isso precisa ser passado para os nossos alunos, eles precisam ter essa visão, esse entendimento e perceber que somos toda uma equipe, pode não ser uma equipe que trabalhe no mesmo espaço, na mesma sala, mas nós trabalhamos no mesmo mundo, na mesma região e precisamos estar sempre em conversa, em reuniões, em troca de ideias contínuas, sempre para poder oferecer ao paciente o nosso melhor”, completa o docente, que ainda enfatiza o envolvimento e comprometimento dos funcionários técnico-administrativos de diversos setores para que o evento fosse possível.
“É um evento que não seria possível sem o envolvimento de todos os setores da Universidade. Discentes, docentes, servidores e, na minha visão, ao final deste sábado, já nos últimos minutos do evento, eu digo que ele foi um grande sucesso. Ultrapassou o objetivo que nós havíamos pensado”, reconhece o professor, que também é egresso da Universidade e, a partir do evento, pôde revisitar boas lembranças dos tempos de aluno. “É uma felicidade muito grande, porque invariavelmente, por diversos momentos durante o Congresso, a memória acaba te levando a um período distante na época de aluno, onde eu sempre tive esse envolvimento com simpósios, com congressos, com eventos”, relembra. “E aí, de repente, poder fazer parte da equipe que idealizou, organizou e efetivou um congresso desse porte, com todos muito satisfeitos com o evento, todos elogiando o evento, isso traz para a gente uma satisfação. É uma felicidade enorme, em pensar que estamos no caminho certo”, conclui o professor.
As fotos oficiais do CMU podem ser conferidas neste link.
UNITAU: A melhor Universidade, mais próxima de você.
ACOM/UNITAU
- Clínica Veterinária UNITAU oferece serviço cirúrgico especializado à comunidade
- Nota do ENEM é uma das formas de ingresso na UNITAU
- Medicina UNITAU: inscrições para transferência encerram na segunda-feira (19)
- Enfermagem UNITAU promove visita monitorada no campus Caraguá nesta quinta-feira (15)