Cerca de 500 alunos da UNITAU prestam acolhimento e orientação em saúde para peregrinos durante a Operação Padroeira |Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Operação Padroeira: 500 universitários participam de acolhimento para peregrinos

Experiência é a oportunidade para que estudantes vivenciem na prática a futura profissão ainda durante o curso.

Link curto: https://unitau.me/4ojuCLz

10/10/2025 17h53 ⋅ Atualizada em 10/10/2025 17h54


Aparecida, no interior de São Paulo, é o destino dos cerca de 50 mil peregrinos que devem passar pela Via Dutra até 12 de outubro, feriado nacional pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida. O longo caminho é repleto de desafios, como calor, chuva, sol, frio… Mas tudo isso pode ser amenizado graças aos mais de cem pontos de apoio espalhados pela rodovia, que prestam acolhimento. Em algumas delas, o time da UNITAU se faz presente para oferecer serviços e orientação em saúde para a população.

Entre os dias 8 e 11 de outubro, cerca de 500 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia e outras áreas, por professores e colaboradores da Universidade, vestem a camisa - ou melhor, o jaleco - e se voluntariam para atendimentos nas cinco tendas de apoio localizadas em Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba e Aparecida.

Yasmin Seelig está no último semestre de Fisioterapia e, a um passo do mercado de trabalho, ela recomenda a experiência para todos os alunos da área da saúde. “É o segundo ano que eu participo da Operação Padroeira atendendo os peregrinos e é uma sensação indescritível poder ajudá-los, ainda mais pra gente, que é da área da saúde. Poder sentir as experiências dos peregrinos e conversar é uma sensação indescritível. Eu recomendo para todo mundo da área da saúde que tenha a oportunidade de viver essa experiência, que vivencie, porque é maravilhosa”, comenta a aluna.

Do outro lado, Maria Luísa Morato, que está no terceiro semestre de Medicina no Campus Taubaté, viu na oportunidade o potencial para treinar habilidades. “É a minha segunda vez participando da Operação Padroeira e é sempre muito especial poder ir a campo e treinar tudo que a gente aprende em sala de aula, ter contato com os peregrinos, colocar a mão na massa. É muito incrível estar aqui”, celebra a estudante.

A iniciativa faz parte do Programa “UNITAU na Sua Vida”, promovido pela Pró-reitoria de Extensão (PREX) e tem como principal objetivo fazer a ponte e promover o diálogo entre a Universidade e a comunidade. Entre os serviços de saúde oferecidos estão aferição de pressão arterial, curativos, massagens e orientações de saúde e de prevenção à exposição solar. Os atendimentos acontecerão durante os períodos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de prestar cuidados imediatos, oferecer acolhimento e incentivo aos peregrinos.

Clique aqui para acessar os melhores momentos da Operação Padroeira.

UNITAU: A melhor Universidade, mais próxima de você.
ACOM/UNITAU