(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

UNITAU celebra o Dia da Natureza com ação sustentável em parceria com a GE Vernova

Alimentos plantados no Departamento de Ciências Agrárias serão destinados ao Programa Alimentação Melhor

Link curto: https://unitau.me/4gWpUkg

07/10/2025 15h19 ⋅ Atualizada em 07/10/2025 15h19


Em comemoração ao Dia da Natureza, o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu, no último sábado (4), funcionários da GE Vernova e seus familiares para uma ação do projeto Salas Verdes, realizada em sintonia com a Ecouniversidades.

A atividade teve como objetivo promover uma ação programática das Salas Verdes vinculadas ao Programa Alimentação Melhor, com foco na interação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 da Agenda 2030 da ONU que faz referência à fome zero e agricultura sustentável. A partir dessa iniciativa, a UNITAU passa a adotar, em sua produção, tecnologias agroecológicas, com o cultivo de olerícolas integradas a frutíferas e plantas que fornecem nitrogênio ao solo, simulando os processos naturais de regeneração e equilíbrio ambiental.

“O Projeto Salas Verdes, no caso da UNITAU, é uma atividade focada na educação ambiental. Nosso tema é Teoria e Prática para Educação da Sustentabilidade. O propósito é realizar ações como esta e demonstrar, na prática, a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, fazendo com que as pessoas percebam como esses princípios se aplicam ao cotidiano”, explica o coordenador do projeto e do curso de Agronomia da UNITAU, Prof. Dr. Paulo Fortes Neto.

Durante a visita, os participantes atuaram no plantio de uma horta modelo, que reproduz um sistema agroflorestal com mudas de bananeira, alface, rúcula e outros alimentos que serão destinados às cestas do Programa Alimentação Melhor, distribuídas a um grupo de funcionários da Universidade de Taubaté. A equipe de sustentabilidade da GE Vernova também participou do plantio de árvores nativas, como uvaia, cambuci e guariroba, no espaço do Departamento de Ciências Agrárias.

Segundo o líder da Sustainability Network da GE Vernova, Rafael Bucci, a parceria reforça o papel da Universidade no desenvolvimento sustentável regional. “A UNITAU faz parte de Taubaté há muito tempo, é uma grande Universidade e já vem desenvolvendo esse trabalho de impacto positivo com a comunidade. Então, poder se juntar para realizar um trabalho que já existe, que já tem um projeto em andamento e um objetivo, é muito gratificante e muito mais fácil do que criar algo do zero”, destacou.

Para a estudante do segundo semestre de Agronomia, Yasmin Cantuário, a experiência foi enriquecedora. “Pra mim é uma experiência maravilhosa. Meu pai sempre me ensinou sobre o campo, e poder colocar tudo isso em prática [com o auxílio da Universidade] é muito gratificante. Eu nunca pensei que seria tão bom, estou gostando muito”, comentou.

Vestibular de Verão 2026

As inscrições para o Vestibular de Verão 2026 estão abertas e incluem o curso de Agronomia. A prova online pode ser realizada a qualquer momento. Mais informações em unitau.br/vestibular.

ACOM/UNITAU