(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Semana das Ciências Biológicas debate meio ambiente e biodiversidade em palestras e minicursos

Programação acontece de 1º a 5 de setembro no campus Bom Conselho

Link curto: https://unitau.me/45UJbNV

29/08/2025 15h15 ⋅ Atualizada em 28/04/2026 15h41


A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizará, entre os dias 1º e 5 de setembro, uma intensa programação científica voltada à discussão de temas ambientais, preservação da biodiversidade e novos desafios da biologia. A agenda reúne palestras, rodas de conversa e minicursos, com a participação de professores, pesquisadores e especialistas convidados, no campus Bom Conselho.

O evento é aberto na segunda-feira (01/09), com credenciamento a partir das 7h30. Logo em seguida, às 9h, acontece a palestra “Paleontologia aplicada: Desvendando os mares do Devoniano Amazônico”, ministrada por Joice Fadelli. À tarde, às 13h, o público poderá acompanhar o minicurso sobre compostagem e vermicompostagem, com o Prof. Dr. Paulo Fortes Neto.

Na terça-feira (02/09), às 9h, a programação segue com a palestra “Comportamento e conservação de felídeos brasileiros”, com Michelle Colpani. Já no período da tarde, às 13h, Juliana Fernandes ministra o minicurso “Enriquecimento ambiental na prática: Promovendo bem-estar de animais silvestres e exóticos”.

Na quarta-feira (03/09), às 9h, o destaque será a roda de conversa “Floresta, Sociedade e Resistência: Diálogos no Vale do Paraíba”, com Profa. Dra. Elisa Brisola, Thiago Coutinho e Prof. Dr. Júlio Cesar Voltolini. À tarde, às 13h, Alberto Daishi Tanaka conduz o minicurso “Perito Criminal: a rotina e como entrar na carreira”.

A quinta-feira (04/09) contará com duas palestras pela manhã: “Biólogo x Abelhas, dá match?”,  às 8h, com Lidia Maria Ruv Carelli Barreto, e “Resgate de fauna e salvamento de germoplasma vegetal”, às 9h, com Ailton Moreira. À tarde, às 13h, os especialistas Kassia Martins e Marcelo Funicelli abordam o tema “Biologia da consciência”.

Encerrando a semana, na sexta-feira (05/09), a pesquisadora Sarah Lemes Freitas apresenta a palestra “Oceano ou Extinção: O papel da ciência na virada do jogo”, às 9h. No período da tarde,  às 13h, o tema será o manejo de animais peçonhentos e venenosos, ministrado por Nicolas Fernandes.

“A Semana Pedagógica do curso de Ciências Biológicas da UNITAU será realizada entre os dias 1º e 5 de setembro de 2025 e contará com a participação de profissionais. O principal benefício para os nossos universitários é a oportunidade de ter um contato prévio com especialistas que já atuam no mercado, aproximando a formação acadêmica da prática profissional. Além disso, o evento favorece o networking, que pode ser muito valioso para o futuro”, destaca a diretora do Departamento de Biologia, Profa. Ma. Marília Hidalgo Uchoas.

Todas as atividades acontecem no campus Bom Conselho que está localizado na Praça Comendador Marcelino Monteiro, 63 - Jardim das Nações - Taubaté-SP.

ACOM/UNITAU