Iniciativa conta com a presença dos universitários dos cursos de Medicina, Odontologia, Nutrição, Pedagogia e Medicina Veterinária.
29/08/2025 09h24 ⋅ Atualizada em 29/08/2025 11h42
A Universidade de Taubaté (UNITAU) participará da 2ª edição do projeto Bairros Vivos, realizado pela Prefeitura de Taubaté, neste sábado (30), no bairro Cecap.
A proposta do evento é de aproximar a população local de serviços oferecidos pelas secretarias municipais e de revitalizar espaços públicos, contribuindo para a qualidade de vida dos moradores da cidade.
A colaboração da UNITAU no evento será por meio de atividades realizadas por universitários sob supervisão do corpo docente, permitindo que os estudantes pratiquem a profissão em uma ação solidária e significativa para a comunidade. A iniciativa conta com a presença dos universitários dos cursos de Medicina, Odontologia, Nutrição, Pedagogia e Medicina Veterinária.
Para a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, o envolvimento de estudantes de diversas áreas no projeto Bairros Vivos demonstra o interesse da instituição em contribuir para a qualidade de vida no município.
“É muito importante que a UNITAU esteja presente no apoio a projetos como os Bairros Vivos implementados este ano, no mês de julho, e que visa atender as comunidades, levando serviço e informação nos mais diferentes bairros da cidade”, explica.
Ensino de qualidade UNITAU: contato com a população local e prática profissional
Com um forte compromisso com a extensão comunitária, a Universidade de Taubaté levará um conjunto de serviços em diversas áreas de conhecimento, de forma gratuita, ao bairro Cecap.
Os alunos da UNITAU oferecerão orientações sobre saúde, higiene bucal, saúde alimentar, informações de cuidado e prevenção de doenças com animais de estimação.
Além disso, haverá o envolvimento do Museu do Corpo Humano, atendimentos realizados no Odontomóvel e atividades lúdicas e educacionais para crianças por meio da pintura facial e contação de histórias.
Na perspectiva da pró-reitora de Extensão, o olhar atento às necessidades locais demonstra o papel da instituição na formação de profissionais engajados e na promoção do bem-estar social, além de contribuir para o desenvolvimento de profissionais empáticos.
“Com os nossos alunos tendo contato com essas diferentes realidades, eles têm a oportunidade de ver na sua profissão de que forma ele pode contribuir com a solução de problemas, o desenvolvimento de políticas públicas em prol da população, principalmente da população mais vulnerável. Esse olhar voltado para a comunidade tem um diferencial muito grande na formação profissional dos nossos alunos”, finaliza.
O projeto Bairros Vivos é direcionado a todos os moradores da região e acontece na praça, localizada na rua Miguel Pistilli, das 10h da manhã até as 16h da tarde.
Bia Alves
ACOM/UNITAU