Link curto: https://unitau.me/4ky4gUb
23/05/2025 09h16 ⋅ Atualizada em 28/04/2026 15h41
A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, neste sábado (24), a 1ª edição da Competição de Simulação de Atendimento ao Paciente Crítico, promovida pela Liga Acadêmica de Medicina e Emergência (LAME) do curso de Medicina, no campus Caraguá.
A atividade tem como objetivo integrar alunos do curso de Medicina e Enfermagem em uma experiência prática e desafiadora, por meio da simulação de atendimentos em situações de urgência e emergência. A proposta é estimular o raciocínio clínico, a tomada de decisão rápida e o trabalho em equipe, competências essenciais para a atuação médica.
O vice-reitor e docente de Medicina UNITAU, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, detalha que a gamificação no processo de ensino é um ponto importante das metodologias ativas, que estimula e mantém os alunos motivados.
“A forma como a competição foi elaborada cria times com alunos de todos os períodos, de forma a equilibrar o conhecimento, e permitir que trabalhem em equipe, assim como a interação com os alunos do curso de Enfermagem que também compõem as equipes, tal como ocorre na ‘vida real’ em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou de atendimento pré-hospitalar”, explica.
Com foco no aprimoramento técnico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, a competição também visa promover a troca de conhecimento entre os participantes e incentivar a formação continuada na área da medicina de emergência.
A estudante do 4º semestre de Medicina UNITAU, no campus litorâneo, Lorrana Aparecida Monteiro, participou de uma prévia do evento, ainda neste ano, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela conta que a expectativa para desfrutar do mesmo sentimento no campus em que estuda é grande.
“Minha expectativa vai além da competição em si. Queremos trazer história pro nosso campus, provocar movimento, inspirar. A simulação não é só técnica, é dar sentido ao estudo, instigar o raciocínio clínico, promover união. Não estamos só montando cenários, estamos criando vivências que auxiliam na formação de profissionais de verdade”, assegura.
A iniciativa reforça o compromisso da UNITAU em oferecer uma formação de excelência, conectando teoria e prática de forma inovadora e dinâmica.
O evento também marcará a entrega de um novo equipamento aos estudantes: a unidade de atendimento móvel de emergência, um importante avanço para a formação prática dos estudantes dos cursos da área da saúde. O espaço permitirá que os alunos realizem treinamentos em um ambiente controlado, reproduzindo situações reais de atendimento pré-hospitalar com segurança e realismo.
Com a nova estrutura, será possível desenvolver tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, essenciais para a atuação profissional em cenários de emergência. O simulador oferece a oportunidade de praticar procedimentos críticos, como o atendimento inicial em situações de urgência, suporte avançado de vida e transporte seguro de pacientes.
“O uso desse tipo de tecnologia é especialmente relevante para estudantes e profissionais que atuam, direta ou indiretamente, em contextos emergenciais, onde a condução correta de ações como elevação, movimentação e transporte de pacientes pode fazer toda a diferença nos desfechos clínicos”, detalha a pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Máyra Cecília Dellú.
Seguem abertas até a próxima quinta-feira (29), as inscrições para o Vestibular de Inverno para o curso de Medicina UNITAU. Com tradição e inovação, a UNITAU oferece oportunidades de estudo em três campi: Caraguá, Cruzeiro e Taubaté. Saiba mais em: unitau.br/medicina.
ACOM/UNITAU