Mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU tem aula inaugural da turma 2025 (Foto: Filipe Rodrigues/ACOM UNITAU)

Mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU tem aula inaugural da turma 2025

Link curto: https://unitau.me/4jdWtL1

15/04/2025 09h28 ⋅ Atualizada em 15/04/2025 09h29

 

Os alunos da turma 2025 do Mestrado em Ciências Ambientais tiveram a aula inaugural na última semana. O programa tem dois anos de duração e avaliação nota 4 na CAPES.

A aula foi realizada na Sala ODS 3, no prédio de Comunicação e Negócios. Os alunos foram recepcionados pela Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Valter José Cobo; e pelo Prof. Dr. Paulo Fortes Neto, coordenador adjunto.

“A expectativa é que nós possamos contribuir na formação deles como pessoas habilitadas a discutir, a apresentar soluções, a estudar, a caracterizar, a compreender esses problemas ambientais que a gente está vivendo, a dimensão deles e, quiçá, até contribuir para minimizar os efeitos desses problemas ambientais”, afirma o professor Valter José Cobo.

Um dos ingressantes no Programa de Mestrado é João Guilherme Soares Calil, de 27 anos. Formado em Geologia, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele busca qualificação para se aperfeiçoar na área em que atua profissionalmente: gerenciamento de áreas contaminadas.

“Quero usar a Geologia, que normalmente é meio muito destrutivo para o meio ambiente, por conta da mineração, da exploração do petróleo, para tentar dar um retorno na questão de cuidado com o meio ambiente. Vi o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais aqui na UNITAU, como uma oportunidade boa, não só de conseguir retornar a minha capacitação técnica para o cuidado do meio ambiente, mas também para conseguir retornar aqui para Taubaté”, explica.

Após a palavra inicial da professora Mônica, o professor Paulo Fortes conduziu a primeira aula da turma, explicando o conceito dos ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

“A gente está bem atualizado dentro dessa temática. É uma nova visão da questão ambiental, com as novidades que estão surgindo. Os professores também estão se aprofundando bem nessa temática. Trazer essa agenda 2030 mais próxima da realidade do aluno é um grande ganho que eles também vão ter, e nós também como professor, né, paralelamente também, crescemos com isso”, afirma.

Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais

A primeira turma do Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais foi formada em 2011. Desde então, o trabalho de pesquisa da equipe de docentes e alunos têm abordado os desafios ambientais, considerando a interação entre sistemas antrópicos e naturais que emergem no mundo contemporâneo.

A grade curricular contempla atividades teóricas, práticas e extracurriculares e incentiva os alunos a participarem de webinários, mostras e de seminários da Universidade, que estão ocorrendo de forma virtual. Os temas escolhidos pelos ingressantes, de comum acordo com o orientador escolhido, versam sobre problemas contemporâneos atuais, em particular com aqueles que envolvam os Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visando a Agenda 2030.

ACOM/UNITAU