Evento premia os melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes de Arquitetura (Foto. Prof. Me. Vinicius Barros Barbosa/Arquitetura UNITAU)

Egressos da UNITAU recebem quatro premiações do Conselho de Arquitetura de São Paulo

Link curto: https://unitau.me/41Tyt8x

24/03/2025 12h04 ⋅ Atualizada em 24/03/2025 12h04

 

Foi realizada, recentemente, a cerimônia estadual do “Prêmio Projetando o Futuro” no Centro Histórico da capital paulista, com o objetivo de homenagear os Trabalhos Finais de Graduação (TFG) de formandos em Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Na última edição do evento, a UNITAU conquistou quatro premiações nas etapas regionais e estaduais.

Durante a cerimônia regional, realizada no início deste ano, três egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU foram premiados, na cidade de São José dos Campos. Entre eles está o projeto do egresso Breno Gabriel de Campos Coelho, que propôs a requalificação do trajeto Caminho do Ouro, que interliga a região da Bacia do Ribeirão da Carioca ao eixo Rio-São Paulo.

“Eu busquei entender os usos urbanos e rurais de nosso país e com isso notei o êxodo e negligência do setor rural a partir da década de 1960. Mas, com a pandemia de Covid-19, a população volta a buscar locais afastados, como chácaras e sítios. E desse ponto surgiu a ideia de qualificar o espaço rural para receber essa procura, de modo que respeite a tradição e a população remanescente, conciliando qualidade de vida e desenvolvimento ambiental, econômico e social”, explica.

O projeto promove a inovação e também organiza o espaço de forma a preservar e fortalecer as características já existentes na região. O egresso afirma ainda que a iniciativa se destacou na premiação regional por possibilitar maior desenvolvimento local em diversos aspectos econômicos e sociais.

“Requalificar o espaço para o recebimento de uma nova modalidade de procura para fomentar o desenvolvimento cultural, ambiental, econômico e social torna-se possível com a centralização das produções agrícolas familiares, para comercialização e firmação de tradições locais [...] Isso geraria capital para fomentar ainda mais o desenvolvimento populacional e enriquecer a necessidade de manter o jovem no campo.”

Já a segunda proposta que se destaca regionalmente no “Prêmio Projetando o Futuro 2024” promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, desenvolvido pela egressa Maria Eduarda Cursino Cavalcante, alia-se a causa de preservação e sustentabilidade ambiental por meio da requalificação do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba.

“O projeto propõe a reintegração do rio à identidade urbana por meio da criação de um espaço multifuncional que alia preservação ambiental, lazer, turismo, mobilidade náutica e fortalecimento do comércio local de uma só vez. A iniciativa ainda busca revitalizar a biodiversidade, mitigar impactos da urbanização e resgatar a importância histórica do rio para a região”, descreve Maria Eduarda.

A ex-aluna ainda ressalta que a reintegração do Rio Juqueriquerê à vida urbana do município propõe estratégias viáveis de financiamento, incluindo parcerias público-privadas e captação de recursos, tornando-se um modelo de requalificação urbana alinhado à cultura local e ao bem-estar da comunidade.

“Ao desenvolver, eu queria garantir o equilíbrio entre preservação ambiental, desenvolvimento econômico e valorização cultural. Assim, a abordagem multifuncional foi escolhida para atender diferentes necessidades, por meio de espaços de lazer, turismo e comércio, incentivando a mobilidade náutica e a conscientização ambiental no local.”

Além disso, a iniciativa da egressa conseguiu antecipar diversas transformações importantes para a região e a comunidade, como a recuperação da biodiversidade e a redução da poluição no aspecto ambiental, bem como o fortalecimento da identidade cultural da cidade por meio da expansão de espaços de lazer público nos âmbitos urbano e social.

Na mesma cerimônia realizada em São José dos Campos, a egressa Julia Turci recebeu premiações tanto na etapa regional quanto estadual pelo desenvolvimento de um projeto que propôs a criação de um centro educacional unificado no centro da cidade de Ubatuba. Para saber mais, acesse a matéria por aqui.

Bia Alves
ACOM/UNITAU