Link curto: https://unitau.me/3Y0YRMn
18/03/2025 08h30 ⋅ Atualizada em 18/03/2025 08h34
O Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza nesta terça-feira (18) a aula inaugural no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas às 19h. O evento visa, além da integração dos mestrandos ao curso, a comemoração do jubileu de 15 anos da pós-graduação.
A aula inaugural terá como tema “Os Trabalhos e os Dias: A Trajetória do Mestrado em Desenvolvimento Humano” e será ministrada pela Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola, docente do curso desde sua criação em 2010 que está envolvida em toda base conceitual do programa.
Durante o evento, haverá uma exposição especial dos livros publicados pelo programa, marcando o início das atividades anuais neste ano, enquanto celebra e homenageia o legado dos mestrandos que passaram pelo programa.
A aula inaugural terá uma apresentação cultural do pianista Daniel Cristiano Santos, egresso do Mestrado em Desenvolvimento Humano e estudante da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo.
Atualmente, o curso conta com 65 alunos matriculados, das turmas de 2023 e 2024, e o evento dará as boas-vindas aos novos integrantes da turma de 2025, que somam mais 25 alunos na pós-graduação.
A aula inaugural durará quatro horas e também ficará disponível remotamente por meio de uma transmissão ao vivo da cerimônia no Youtube. Acesse por aqui.
Impacto regional e acadêmico do Mestrado em Desenvolvimento Humano em 15 anos
O Mestrado em Desenvolvimento Humano foi criado em 2010 com a proposta de oferecer aprimoramento acadêmico a profissionais do meio acadêmico. Desde então, tem deixado um impacto significativo no cenário educacional da América Latina, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores.
A grade prioriza capacitar futuros docentes e pesquisadores no desenvolvimento e análise de pesquisas que envolvem não só o nosso país, mas também em toda América Latina, tornando-se um ponto de conexão regional no meio acadêmico.
Desse modo, ao longo dos anos, o programa tem sido uma referência na capacitação de profissionais, proporcionando uma formação sólida e influente, com resultados significativos no cenário educacional e regional.
A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, coordenadora geral do curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano, explica a importância dos pesquisadores formadores no entendimento da nossa sociedade.
"É importante formar pesquisadores que olhem para os problemas complexos da sociedade com a possibilidade de transformar essa realidade. Que oferece a função, objetivo e a missão do nosso programa de pós-graduação. Olhar os problemas complexos, estudá-los, pesquisá-los com o aporte da metodologia acadêmica, científica, sistematicamente e orientada para olhar esses problemas complexos dessa maneira, buscando a sua solução ou a sua minimização a partir dessa perspectiva de transformação da sociedade e da realidade".
Bia Alves
ACOM/UNITAU
- UNITAU abre seleção para bolsa de pós-doutorado aprovada pelo CAPES
- UNITAU na sua Vida leva serviços à população no encerramento da 73ª Semana(s) Monteiro Lobato
- Feira de Oportunidades UNITAU conecta mais de mil jovens talentos a grandes empresas
- Abril Azul: Pedagogia UNITAU promove roda de conversa sobre autismo nas salas de aula