Projetos da UNITAU exaltam a importância do bem-estar e dos exercícios físicos - Maju Gomes/ACOM UNITAU

Dia do Combate ao Sedentarismo: Projetos da UNITAU exaltam a importância do bem-estar e dos exercícios físicos

Link curto: https://unitau.me/4hmGNmE

10/03/2025 14h34 ⋅ Atualizada em 10/03/2025 14h35

 

O Dia do Combate ao Sedentarismo, celebrado nesta segunda-feira (10), tem como objetivo destacar a importância da atividade física para a saúde. O Brasil é o país mais sedentário da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é fundamental reforçar a necessidade de combater esse quadro por meio de conscientização e incentivo à atividade física.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos brasileiros adultos são sedentários e entre os jovens o número é ainda maior e mais alarmante em comparação ao primeiro grupo, ocupando 84% no estudo.

Nesse contexto, a Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece diversas oportunidades para uma vida mais ativa, enquanto incentiva a prática de exercícios físicos e contribui para a luta contra o sedentarismo no Brasil por meio de projetos voltados para alunos e servidores da instituição, além da comunidade em geral.

Programa de Atividade Física e Saúde UNITAU

Por meio da Pró-reitoria de Extensão (PREX), a UNITAU atende a públicos de diferentes faixas etárias na construção de uma rotina mais saudável e ativa aos estudantes e funcionários da instituição através do Programa de Atividade Física e Saúde (PAFS), coordenado pela Profa. Ma. Fernanda Rabelo Prazeres.

De acordo com a coordenadora, as ações têm um impacto positivo na comunidade ao criar espaços de interação para diferentes públicos, além de promoverem o bem-estar e hábitos saudáveis por meio da universidade.

“Os projetos, de modo geral, visam contribuir para a qualidade de vida dos participantes, buscando conscientizar sobre a importância da prática de exercício físico regularmente e com orientação profissional [...] E como as ações são coletivas, a interação social é fator que contribui para um ambiente amistoso e, principalmente, para uma baixa ausência ou desistência da atividade”, explica Profa. Ma. Fernanda Rabelo.

Um dos programas que reforçam a atuação da UNITAU na luta contra o sedentarismo é o de Práticas Desportivas, cujas inscrições foram reabertas após o feriado de Carnaval. O programa oferece oportunidades para estudantes de graduação e servidores dos campi da instituição, com 230 vagas disponíveis para as modalidades de natação, musculação e futsal disponíveis somente a esse público.

Já para os alunos do Colégio UNITAU, o PAFS incentiva a prática dos exercícios físicos por meio de dois programas: Esporte Coletivo com as Mãos  e o Ginástica para Todos. Ambos acontecem por meio de um convênio em conjunto com a Secretária de Educação da Prefeitura de Taubaté nas escolas da rede municipal da faixa etária infantil.

Além disso, recentemente os alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Balbi entraram em contato com o projeto Percepção do corpo no ambiente escolar, iniciativa criada pela Profa. Ma. Daiana Carvalho para buscar integrar práticas corporais ao cotidiano estudantil.

Ações para a saúde da comunidade na terceira idade

A Universidade de Taubaté também desenvolve ações voltadas para a comunidade com o programa Idoso em Ação, que tem como objetivo promover a longevidade dos idosos, oferecendo aulas de alongamento e musculação específicas para esse público. O Projeto de Extensão foi renovado para 2025.

Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Ainda, é importante ressaltar que todos os projetos do PAFS estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco especial em Saúde e Bem-estar (ODS 3), reafirmando o compromisso da instituição com a promoção do bem-estar e o impacto positivo na sociedade.

Bia Alves

ACOM/UNITAU