Atividade contou com alunos calouros e veteranos (Foto: Prof. Dr. Cesar Eugenio/Pedagogia UNITAU)

Atividade integrativa reflete o papel do professor na Pedagogia UNITAU

Link curto: https://unitau.me/4iAVZ0T

27/02/2025 15h28 ⋅ Atualizada em 27/02/2025 15h33


No Volta às aulas do primeiro semestre de 2025, o curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu um encontro entre calouros e veteranos para refletir sobre a trajetória acadêmica e profissional do pedagogo. A atividade trouxe debates fundamentais sobre os desafios e oportunidades da carreira docente, num momento em que o Brasil enfrenta um risco de escassez de professores na educação básica. 

Segundo projeções do Instituto Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), até 2040 faltarão cerca de 235 mil docentes nas escolas do país, enquanto o Censo da Educação Superior de 2022 aponta que 58% dos alunos de licenciatura abandonam o curso antes da conclusão.

Troca de experiências entre calouros e veteranos

A atividade integrativa incluiu uma roda de conversa entre calouros e estudantes do último ano, permitindo a troca de expectativas e experiências sobre a carreira. De acordo com a docente do curso de Pedagogia UNITAU, Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza, a iniciativa teve o objetivo de mostrar as diversas possibilidades de atuação do pedagogo, que vão muito além da docência tradicional. “O pedagogo pode atuar em escolas, na gestão educacional, na alfabetização de jovens e adultos e também em contextos não escolares, como hospitais, empresas e organizações sociais”, explica.

(Foto: Prof. Dr. Cesar Eugenio/Pedagogia UNITAU)

A professora destacou ainda a dinâmica final, na qual os alunos participaram de uma atividade com um novelo de lã, simbolizando a interconexão entre o desenvolvimento pessoal e coletivo na profissão docente. “Foi um momento para que cada um compartilhasse seus sonhos e comprometimentos para o ano, reforçando que ser professor é um processo de crescimento conjunto”, pontua a professora.

Reflexões sobre os desafios da profissão

O diretor do Departamento de Pedagogia, Prof. Dr. César Augusto Eugênio, ressalta a importância do evento como forma de problematizar os desafios e expectativas da carreira docente. Ele destaca que a discussão acadêmica deve equilibrar teoria e prática, enfatizando que a formação docente exige estudo constante para compreender a realidade educacional. "Não se faz educação sem reflexão e sem compreensão da sociedade na qual atuamos", afirma.

Oportunidades no mercado e incentivo à prática docente

Outro aspecto relevante é a forte demanda por pedagogos no mercado de trabalho, com escolas da região em busca de estagiários e profissionais formados. A UNITAU participa de programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que oferece bolsas para alunos atuarem diretamente em escolas. "Temos um curso de Pedagogia sólido, com formação séria e comprometida, garantindo que nossos alunos já tenham experiência prática desde o início", conclui o diretor.

A atividade reforça o compromisso da UNITAU com a valorização da docência, estimulando os estudantes a enxergarem as possibilidades e a relevância da profissão no desenvolvimento educacional e social do país.

Pedro Silvini
ACOM/UNITAU