Evento reuniu estudantes e produtores do setor rural (Foto: Prof. Dr. Julio Raposo)

Agronomia UNITAU participa do 3º Dia de Campo realizado pela APTA

Link curto: https://unitau.me/4h2rq2T

26/02/2025 17h50 ⋅ Atualizada em 28/04/2026 15h41


A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) regional de Pindamonhangaba, realizou, na última sexta-feira (21), a 3ª edição do “Dia de Campo”, evento que trata sobre a produção de silagem de milho, utilizado na alimentação de vacas de leite. O encontro contou com participação dos estudantes de Agronomia e o docente do curso, Prof. Dr. Julio Cesar Raposo de Almeida da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Todas as apresentações durante o dia foram feitas, como o próprio nome sugere, diretamente no campo. “Isso é uma coisa muito interessante, porque o produtor encontra o responsável pela empresa participante e ao mesmo tempo ele tem a possibilidade de ver o comportamento, desenvolvimento, a produção da variedade de milho ali no local, in loco (atividade que envolve a presença de profissionais no campo, junto ao produtor de milho, para acompanhar a produção)”, comenta o docente.

Evento reuniu estudantes e produtores do setor rural (Foto: Prof. Dr. Julio Raposo)

A convenção contou com uma programação diversificada e teve visitação às estações de plantio e avaliação do leite. Os representantes da UNITAU e o pesquisador científico do Instituto de Zootécnica, Luiz Carlos Roma Júnior, apresentaram detalhes do acordo de desenvolvimento e pesquisa do milho. Além de tirarem dúvidas dos produtores agrícolas sobre nutrição animal.

Segundo o docente, o trabalho de pesquisa sobre avalia o potencial produtivo, a composição química, o valor nutricional e as propriedades físicas do milho, que será utilizado na alimentação de vacas. O projeto, desenvolvido há três anos, conta com a participação dos docentes Prof. Julio Cesar Raposo de Almeida e Prof. Dr. Ricardo Machado da Silva, além do estudante de Agronomia Humberto Sansevero Neto.

O professor e pesquisador Prof. Dr. Julio Raposo destaca que, durante a pesquisa, além da publicação de diversos trabalhos científicos de graduação apresentados no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) e em revistas científicas, as informações geradas tiveram aplicação imediata pelos produtores. “A qualidade do alimento fornecido para as vacas influencia diretamente na produtividade e na qualidade do leite”, enfatiza.

Atuação universitária

Os estudantes da Agronomia UNITAU tiveram um papel fundamental em toda preparação e realização do evento, alguns dos bolsistas do curso avaliam ao longo do ano as condições do cultivo do milho na região.

O professor destaca que o evento é de extrema importância para o setor rural valeparaibano. “O Dia de Campo reuniu neste ano mais de 600 produtores que tiveram contato não só com as novas variedades de milho, mas também com inúmeros produtos que são hoje comercializados aqui no Vale do Paraíba”, analisa. 

Ele completa ainda que “isso é uma forma importante de colocar o nosso aluno em contato direto com potenciais empresas que poderão contratá-lo no futuro próximo”, finaliza.

Gabriel Salles
ACOM/UNITAU