Aulas do Mestrado são realizadas no prédio de Comunicação e Negócios Foto: Filipe Rodrigues - ACOM/UNITAU

UNITAU abre inscrições para Mestrado em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental

14/02/2025 11h18 ⋅ Atualizada em 17/02/2025 16h45

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, em Taubaté. O programa visa formar especialistas capacitados para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, que evoluiu a partir do pioneiro Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, iniciado em 1998. Com um forte compromisso com a pesquisa aplicada e soluções ambientais inovadoras, o mestrado atende às demandas da sociedade ao abordar temas como conservação de recursos naturais, segurança hídrica, qualidade ambiental, energias renováveis e gestão de resíduos.

Áreas de atuação e linhas de pesquisa

O mestrado está inserido na área de Ciências Ambientais e abrange temas interdisciplinares relacionados ao desenvolvimento humano, social, urbano, industrial e tecnológico, e suas interações com o meio ambiente. O programa é estruturado em três linhas de pesquisa principais:

  1. Saneamento e qualidade ambiental
    Linha que investiga as interações entre organismos patogênicos, partículas poluentes e seus efeitos na saúde humana e animal. Os estudos incluem qualidade ambiental, gestão de resíduos e saneamento. Entre os projetos de destaque está a pesquisa sobre contaminantes emergentes, que analisa a poluição do solo, água e ar, seus impactos e soluções regulatórias.
  2. Tecnologias aplicadas em Soluções Baseadas na Natureza (SBN)
    Focada no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a preservação e restauração dos ecossistemas. Um dos projetos centrais é o Sustentabilidade silvestre, rural, urbana e industrial, que avalia impactos ambientais e propõe soluções ecológicas, como recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de tecnologias ambientalmente corretas.
  3. Educação para o desenvolvimento sustentável
    Com foco na capacitação de educadores, essa linha busca relacionar problemas ambientais locais e globais aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto Práticas educacionais sustentáveis incentiva a aplicação desses conceitos em instituições de ensino e na sociedade.

Compromisso com os ODS e impacto ambiental

O mestrado é totalmente alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), servindo como base para a formulação de projetos e dissertações. Segundo o Prof. Dr. Valter José Cobo, "atualmente, tudo relacionado ao meio ambiente é de extrema importância, e nossas pesquisas sobre resíduos sólidos, energias renováveis e qualidade ambiental possuem um enorme potencial de impacto".

A grade curricular do programa combina atividades teóricas, práticas e extracurriculares, incentivando a participação dos alunos em congressos, seminários e eventos acadêmicos. As pesquisas são conduzidas com um olhar crítico e propositivo, buscando alternativas sustentáveis para os desafios ambientais da atualidade.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da UNITAU. Para mais informações sobre este e outros programas de pós-graduação, acesse aqui

Campus Caraguá

Além das inscrições abertas em Taubaté, o estudante do campus Caraguá pode declarar seu interesse em cursar o Mestrado em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental na unidade da UNITAU do Litoral Norte. O Prof. Dr. Valter José Cobo, coordenador do programa, destaca a importância da iniciativa para o Litoral Norte Paulista e o Sul Fluminense.

"Vejo como uma oportunidade valiosa para melhor compreender os problemas ambientais que pressionam o município e toda a região, buscando subsídios para mitigar esses desafios. Além disso, levamos um ensino de pós-graduação de excelência para o litoral”, afirma o docente.

O Prof. Dr. Paulo Fortes Neto destaca que o Litoral Norte é uma região estratégica, onde essas linhas de pesquisa desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

“A abertura em Caraguatatuba é muito importante porque o Litoral Norte está numa região ambientalmente bem sensível para os modelos atuais de desenvolvimento adotados em outras regiões do Brasil. O mestrado poderá estudar e propor um modelo de desenvolvimento mais compatível para com o meio ambiente do litoral norte”.

Pedro Silvini
ACOM/UNITAU