Apresentação do trabalho final de graduação da egressa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Egressa da UNITAU é premiada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo

Link curto: https://unitau.me/42QAwMw

11/02/2025 17h47 ⋅ Atualizada em 11/02/2025 17h49

 

Nesta quarta-feira (12), a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), Julia Turci, receberá o prêmio “Projetando o Futuro” do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do de São Paulo, em São José dos Campos. A premiação reconhece o projeto de desenvolvimento de um centro educacional unificado, em Ubatuba.

O Prêmio “Projetando o Futuro” visa divulgar e reconhecer conjuntos de Trabalhos de Conclusão de Curso que foram desenvolvidos em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior do estado de São Paulo.

A, Júlia Turci, foi responsável por conquistar duas premiações com o Trabalho Final de Graduação (TFG). O trabalho se destacou tanto por se localizar no bairro do Perequê, bairro próximo à região central de Ubatuba, quanto pela escolha de projetar uma estrutura que acolhesse a comunidade como um todo e não somente os alunos.

“Para mim era muito importante que o meu projeto do TFG trouxesse para o usuário a sensação de pertencimento. O centro educacional viraria um marco para o bairro que escolhi, potencializando a sensibilidade entre os moradores. Criaria áreas de ensino, de lazer, de convívio e de cultura, então seria para melhorar a qualidade de vida dos alunos e dos moradores do bairro”, explica.

Julia Turci durante a apresentação do trabalho final de graduação (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto foi desenvolvido em conjunto com o diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU e docente orientador,  Prof. Me. Vinicius Barros Barbosa. Ele foi o responsável por incentivar a participação do concurso, mesmo com a estudante considerando que haveria muitos concorrentes.

Segundo o docente, a participação em concursos de arquitetura oferece aos estudantes uma oportunidade valiosa de aplicar os conhecimentos acadêmicos em projetos práticos, o que os desafia a explorar soluções criativas e inovadoras e também os aproxima do mercado.

“A participação dos estudantes de Arquitetura em concurso, é uma prática bastante consolidada no território nacional, permitindo que possam vivenciar esse exercício prático e sobretudo apresentar novas reflexões sobre o fazer arquitetônico. Muitas vezes, essa prática de participação em concursos, se torna uma atividade constante nas práticas dos escritórios de arquitetura”, explica Prof. Me. Vinícius Barros.

A Importância do apoio docente na formação profissional

A relação entre docentes e alunos no ambiente acadêmico é fundamental para o crescimento e a formação de profissionais altamente capacitados, que busquem constantemente superar os próprios limites e se destacar no mercado de trabalho.

“A elaboração foi prazerosa, sem o estresse típico de um TFG, graças ao professor Vinícius, que dividiu o trabalho em etapas semanais. Durante o projeto, eu tive certeza de que sua orientação foi essencial, especialmente por causa da metodologia. Foi ele quem me incentivou a cadastrar meu projeto, o que foi fundamental para eu conquistar o prêmio. Sou muito grata pela oportunidade que ele me proporcionou”, afirma a egressa.

Para o Prof. Vinicius, o incentivo da Universidade de Taubaté e o reforço aplicado  pelos docentes em salas de aula e fora delas para o crescimento dos alunos é uma tradição importante para alcançar o ensino de excelência na instituição. 

“Nosso departamento tem uma longa história de participação nesse tipo de eventos, seja por meio de estudantes, como também de outras modalidades que envolvem alunos e professores. A participação na UNITAU, reforça o compromisso que tem com a formação de qualidade dos alunos”, finaliza.

Vestibular de Verão 2025

A UNITAU conta com uma ampla oferta de cursos e uma estrutura de excelência em ensino, preparada para atender às demandas do mercado e formar profissionais qualificados. Para saber mais acesse unitau.br/vestibular.

Bia Alves
ACOM/UNITAU