Link curto: https://unitau.me/40MspPS
24/01/2025 16h58 ⋅ Atualizada em 24/01/2025 17h02
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) inicia 2025 com novidades. O Prof. Me. Vinicius Barros Barbosa toma posse para a gestão 2025-2026 da “casa” que abriga o curso de Arquitetura e Urbanismo e, a partir de agora, também o curso de Design de Interiores.
Desde cedo, o docente já observava o mundo com curiosidade. Antes, acreditava que seu interesse estava apenas concentrado na engenharia, até descobrir a sua paixão pela arquitetura e urbanismo. Era início de 1996 quando ele entrou pela primeira vez no lugar em que colecionou memórias como universitário e, mais tarde, em 2008, a sala de aula o chamou de volta, desta vez, com a missão de construir um legado como professor. “Eu sempre fui muito bem recebido aqui na Universidade, inclusive tive a oportunidade de trabalhar com os professores que me deram aula, então, quando eu cheguei para lecionar, tive uma recepção muito calorosa e amistosa”, relembra.
Egresso da UNITAU com orgulho, o professor acredita que a vivência adquirida durante a graduação será um diferencial para sua atuação como diretor. “Eu comecei a lecionar novo, com 23 anos, isso me ajudou a ter e entender o ponto de vista do estudante. Acho que essa experiência dá uma dimensão diferente para poder pensar na gestão, que a gente sabe que é feita por vários olhares, várias perspectivas”, afirma.
Uma nova gestão só é possível, acima de tudo, com parcerias e o professor reconhece que a casa que sempre o acolheu também será o cenário para um novo momento, com diálogo, integração e união. “Agradeço o apoio dos alunos, dos professores e funcionários, dos próprios docentes. Acho que é sempre uma preocupação e um esforço coletivo da gente sempre trabalhar na construção melhor da Universidade. Especialmente aos estudantes, quero que contem comigo, estou à disposição para que a gente possa fortalecer esse diálogo, encontrar os melhores caminhos e sobretudo trabalhar sempre na qualidade do ensino”, destaca.
Ao longo dos anos na Universidade, o professor vem trilhando uma jornada de contribuições para o ensino, a pesquisa e a extensão, passando pelas salas de aula, pela orientação de trabalhos e envolvimento em projetos acadêmicos. Prof. Vinícius também foi um dos responsáveis pela criação do setor de Projetos, ligado diretamente à Reitoria da Universidade, que tem como objetivo assessorar nas atividades de expansão das atividades da UNITAU para a comunidade acadêmica e externa. Atualmente, ele também representa o corpo docente nos Órgãos Colegiados Centrais da Universidade como conselheiro no Conselho Universitário (Consuni).
“Uma parte dessa motivação [para se tornar diretor] veio pela própria vivência ao longo desse tempo todo, acompanhando o desenvolvimento, o crescimento, o dia a dia, especialmente, a possibilidade, os anseios de contribuir para que a UNITAU siga crescendo”, ressalta o professor, que pretende honrar a história do Departamento e tornar possível a criação de pontes para um futuro ainda mais promissor. “Esse desejo [de ser diretor] vai ao encontro dessa possibilidade de seguir, conhecer novos caminhos dentro da própria educação e, especialmente, de contribuir para que o curso possa seguir crescendo cada vez mais”, conclui o docente.
A integração do novo curso de Design de Interiores ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo a partir deste ano amplia as oportunidades e responsabilidades da gestão. “A gente tem essa missão de dar início a esse novo curso. É uma grande expectativa, e sobretudo, esperamos que ele complemente a formação dos alunos, abra espaço para que outros universitários cheguem e que essa integração entre outras áreas, que a gente acaba, de alguma forma, atuando e transitando, possa se fortalecer”, comenta.
50 anos, UNITAU na sua vida.
Maria Lemos
ACOM/UNITAU
- Clínica Veterinária UNITAU oferece serviço cirúrgico especializado à comunidade
- Nota do ENEM é uma das formas de ingresso na UNITAU
- Medicina UNITAU: inscrições para transferência encerram na segunda-feira (19)
- Enfermagem UNITAU promove visita monitorada no campus Caraguá nesta quinta-feira (15)