Link curto: https://unitau.me/3Z78qJC
25/11/2024 11h09 ⋅ Atualizada em 25/11/2024 21h24
No ano de 2022, a Embraer iniciou o programa de desenvolvimento da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve Air Mobility, conhecido popularmente como o “carro voador”. Com a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar a produção, a empresa estará preparada para começar o desenvolvimento de até 480 carros voadores na fábrica instalada em Taubaté, abrindo oportunidades para profissionais do setor na região.
A aprovação de projetos como a produção das eVTOL e o investimento de grandes empresas do setor na formação de mão de obra especializada vêm ampliando as perspectivas para o mercado aeronáutico no Brasil que cada vez mais demanda o crescimento de profissionais na área.
“A indústria, nos próximos anos, tem perspectiva de aumento na demanda por engenheiros, até pelo fato que outras empresas, como, por exemplo, a Boeing, se instalaram aqui no Vale do Paraíba. Inclusive, há uma concorrência muito forte entre Boeing e Embraer, devido à falta de profissionais, falta mão de obra qualificada, principalmente na área de engenharia, para atender às necessidades do mercado”, explica o diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e docente do curso de Engenharia Aeronáutica da UNITAU, Prof. Me. Marcelo Pinheiro Werneck.
O papel da UNITAU na formação de engenheiros aeronáuticos
No Brasil, embora o setor seja altamente inovador e economicamente relevante, poucas instituições de ensino superior oferecem graduação em engenharia aeronáutica. Entre elas, a Universidade de Taubaté destaca-se pela qualidade da formação e contribuição para o desenvolvimento da área.
O docente ressalta que a instituição se diferencia não apenas por ser uma das poucas no Brasil a oferecer graduação em engenharia aeronáutica, mas também por proporcionar uma formação altamente qualificada com infraestrutura avançada e se localizar estrategicamente ao mercado.
“A UNITAU tem um papel muito importante na formação de mão de obra especializada para a indústria aeronáutica. A instituição tem laboratórios para a formação desse profissional muito bem construídos, contando com tecnologias como, por exemplo, túneis de vento, um elemento muito raro de se encontrar por aí. Além disso, o engenheiro é formado próximo ao local onde vai ser empregado, já que o grosso da indústria aeronáutica brasileira está aqui no Vale do Paraíba”.
O compromisso da instituição em formar profissionais altamente qualificados e preparados para o mercado vai além das necessidades da indústria no Vale do Paraíba, se expandindo por todo território brasileiro, consolidando um legado que se fortalece e cresce a cada ano.
“Pouquíssimos países do mundo tem uma indústria que compete mundialmente muito bem e o curso da UNITAU é responsável pela formação de engenheiros aeronáuticos capacitados para trabalhar na indústria brasileira, que é gigantesca. [...] Temos um curso que é conhecido por formar bons profissionais, que já está no mercado há muito tempo e é um curso que tem muito impacto na indústria”, finaliza Prof. Marcelo Werneck.
Vestibular de Verão 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 já estão abertas. A prova online é gratuita e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para mais informações, acesse unitau.br/vestibular.
Bia Alves
ACOM UNITAU
- UNITAU abre vagas para transferência externa e interna para Medicina
- UNITAU vende prédios ociosos para construir campus integrado no Bom Conselho
- Vestibular de Verão 2025: UNITAU oferece bolsas e oportunidades para graduação
- Departamento de Fisioterapia da UNITAU inicia nova fase com continuidade na gestão
- Universitários representam a UNITAU em operações no Sul de Minas Gerais pelo Projeto Rondon