Link curto: https://unitau.me/4fD9lbk
14/11/2024 09h29 ⋅ Atualizada em 14/11/2024 11h48
Em uma iniciativa pioneira, alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) se reuniram de maneira independente, movidos pela paixão pelo esporte e, juntos, criaram o time de basquete “Liga UNITAU”. O grupo representou a Instituição e, logo na estreia no Campeonato de Basquete Universitário (CBU), fez história, avançando nos jogos da temporada e se consolidou como vice-campeão em uma partida em casa no último domingo, 11 de novembro, sediado na quadra da Companhia Taubaté Industrial (CTI), em Taubaté.
O time reuniu universitários dos cursos de Agronomia, Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, História, Medicina Veterinária e Psicologia. Essa participação pioneira trouxe um clima de união e motivação, fortalecendo a prática esportiva. “Recebemos um convite do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para que participássemos do campeonato. Isso despertou em nós o desejo de montar uma equipe que pudesse representar a UNITAU. Foi um pouco em cima da hora, mas todos se mobilizaram rapidamente”, lembra Luís Eduardo Dalla Rosa de Andrade, universitário do 6º semestre de Direito e um dos integrantes do time. “Como não tínhamos tempo para fazer uma peneira formal, baseamos a escolha no desempenho individual dos alunos que acompanhamos durante os Jogos Universitários de Taubaté (JUTA) de 2024. A partir daí, juntamos aqueles que mostraram maior potencial e entrosamento para formar a equipe”, completou.
A maior parte da competição aconteceu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de setembro a novembro, em São José dos Campos, e reuniu estudantes de diferentes instituições do Vale do Paraíba. “Tivemos a melhor campanha do campeonato, foram quatro jogos e quatro vitórias. Inclusive por esse motivo conseguimos trazer as finais para Taubaté. O time é muito bom, a maioria dos jogadores já tiveram passagem por clubes e foram federados, mesmo sem conseguirmos manter uma rotina de treinos, conseguimos manter o nível”, ressaltou Luís Eduardo.
O segundo lugar representou o ouro para o time e, claro, para a Universidade. “Significa muito para gente essa oportunidade para nós e para a Universidade. Por meio da iniciativa, podemos abrir as portas e mostrar que temos potencial. Temos uma grande rede de alunos nos vários cursos que a Universidade tem e, por meio do esporte, podemos levar o nome da Universidade adiante”, destacou o aluno.
Participar de um campeonato esportivo traz inúmeros benefícios para os estudantes, especialmente em termos de saúde e bem-estar. A prática esportiva regular ajuda a melhorar a condição física, aumentando a resistência, a força e o equilíbrio, além de promover a integração entre universitários.
“Foi muito bom saber que os alunos da Liga UNITAU se organizaram de forma independente para participar do campeonato. A Universidade avalia essa iniciativa de forma muito positiva, já que a Pró-reitoria estudantil (PRE) tem como um dos objetivos incentivar novos feitos e lideranças dos seus alunos e isso demonstra que as ações de apoio ao esporte pela Universidade tem surtido efeito positivo”, explicou o Prof. Cláudio Brazão, assessor de esportes da PRE.
Além disso, a vida universitária pode ser bem desafiadora, por isso, eventos como o CBU oferecem um espaço de descontração, amizade e apoio mútuo que ajuda a deixar essa jornada mais leve.
“Incentivar a prática esportiva durante a fase universitária é fundamental, pois traz uma série de benefícios. A atividade física contribui para a saúde mental e física dos alunos, reduzindo o estresse e melhorando a concentração e o desempenho acadêmico. Além disso, a prática esportiva promove o desenvolvimento de habilidades sociais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe”, enfatiza o professor. “Os alunos que se envolvem em esportes muitas vezes apresentam melhor desempenho acadêmico, pois a disciplina e a gestão do tempo adquiridas através do esporte podem ser aplicadas aos estudos”, completa o docente.
A Universidade promove ações que incentivam o esporte na vida dos(as) universitários(as), um exemplo é a Rede Saúde Mental, iniciativa do Núcleo de Bem-Estar e Saúde Mental da Pró-reitoria Estudantil, que tem como objetivo divulgar atividades de apoio psicossocial e promoção de saúde. O programa oferece aulas de musculação, relaxamento, alongamento e outras atividades. Para mais informações clique aqui.
A UNITAU oferece, também, a bolsa atleta que disponibiliza até 50% de desconto para alunos atletas matriculados em cursos de graduação, com 20% das bolsas dessa categoria exclusivas para pessoas pretas, pardas e indígenas e 5% para portadores de deficiência. Mais informações sobre essa e outras modalidades de bolsas neste link.
50 anos, UNITAU na sua vida.
Maria Lemos
ACOM/UNITAU
- Alinhada à nova legislação, UNITAU promove leilão de prédios
- Docente do Mestrado UNITAU destaca inovações e desafios da formação de educadores no X FOMPE
- UNITAU oferece curso de Eletrotécnica Industrial voltado às demandas da indústria moderna
- UNITAU EAD: formação de excelência em bacharelado e cursos tecnólogos