Link curto: https://unitau.me/3O6CeB2
13/11/2024 11h26 ⋅ Atualizada em 13/11/2024 11h35
O envolvimento entre prática e teoria são essenciais para uma formação médica completa e atualizada. Com essa premissa, os(as) universitários(as) do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) vivenciam a primeira edição da Semana Pedagógica no campus Caraguatatuba. Com o tema “Desafios e estratégias no manejo de emergências clínicas e cirúrgicas: do diagnóstico ao tratamento”, entre os dias 11 e 14 de novembro, docentes e profissionais convidados compartilham conhecimentos e vivências com os estudantes por meio de palestras e aulas práticas para capacitação dos futuros médicos para suporte e intervenções em situações de emergência.
O ciclo de formações já é tradicional nos demais cursos da Universidade e a primeira edição no campus Caraguá representa mais uma maneira de envolvimento do curso com as demandas sociais e o que há de novo no mercado. O evento promove aos estudantes a possibilidade de ampliar a visão sobre a prevenção e a atuação em situações de alto risco, passando por temas como Parada Cardiorrespiratória (PCR), Síndrome Coronária Aguda (SCA) e Arritmias Cardíacas, por exemplo.
“A Semana Pedagógica foi pensada nesse tema, de emergências, porque é um assunto que eles terão contato pela vida inteira. O médico tem que sair formado e apto a atender qualquer emergência, seja ela qual for, e em qualquer lugar, seja um atendimento extra-hospitalar ou intra-hospitalar, independente da especialidade que ele vá ter”, enfatiza a Profa. Ma. Sabrina Morais, docente do Departamento de Medicina e uma das organizadoras do evento, que também dá a oportunidade de networking entre estudantes e profissionais que são referência no mercado. “A maioria são profissionais convidados, que foram escolhidos com muita atenção, com o intuito de trazerem essa bagagem que eles já têm, como também para, eventualmente, poderem receber esses alunos dentro dos hospitais onde eles atuam”, completa a professora.
Julia Chagas, universitária do 2º semestre de Medicina do Campus Caraguá, tem experimentado uma onda de novidades logo no início do curso. “A UNITAU proporciona uma estrutura muito boa, os nossos professores são muito bons, então a gente tem uma certa liberdade de fazer coisas já no primeiro ano do curso, como por exemplo, a Semana Pedagógica, que nos possibilita já ter acesso ao conhecimento que seria, às vezes, em períodos futuros”, avalia a estudante, que veio do Sul de Minas Gerais para realizar o sonho antigo de cursar Medicina.
“Morar no Litoral e fazer Medicina tem sido um sonho que encaixou muito perfeito para mim. Gostei muito de participar do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), em que já nos primeiros meses na graduação, pude apresentar um trabalho, em um evento desse tamanho”, relembra a estudante, que além da pesquisa, tem se dedicado aos projetos de extensão pelas Ligas de Cirurgia e de Humanidades. “Quando a gente tem esses estágios, essas atividades, esses eventos, conseguimos aprender a lidar com o público e também ver, no dia a dia, como funciona [a prática médica]. Por isso que é importante não ficar só na teoria. Quando a gente tem a prática, isso enriquece o nosso conhecimento”, conclui.
Clique aqui para conferir as fotos oficiais do evento.
A primeira edição da Semana Pedagógica da Medicina UNITAU em Caraguá também marca a inauguração da primeira fase de implantação do Laboratório de Habilidades e de Simulação do campus fora de sede, assim como o recém revitalizado no Campus Bom Conselho, em Taubaté. O espaço será utilizado para simulações realísticas de intervenções médicas que exigem, entre outras habilidades, a capacidade de tomada de decisão em momentos críticos e o trabalho em equipe.
A soma entre a rotina de estudos em sala de aula, os eventos acadêmicos, congressos e atividades práticas de extensão universitária resulta em uma perspectiva mais ampla sobre a prática médica desde o início do curso. Por meio do diálogo entre a Universidade e as demandas sociais, os estudantes vivenciam, além das salas de aula, os estágios, as atividades extracurriculares e a extensão universitária como formas de aprender ainda mais sobre a futura profissão.
A UNITAU está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2025 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 120 vagas, sendo 60 para o campus Taubaté e 60 para o campus Caraguá. Mais informações podem ser obtidas em unitau.br/medicina.
50 anos, UNITAU na sua vida.
ACOM/UNITAU
- Alinhada à nova legislação, UNITAU promove leilão de prédios
- Docente do Mestrado UNITAU destaca inovações e desafios da formação de educadores no X FOMPE
- UNITAU oferece curso de Eletrotécnica Industrial voltado às demandas da indústria moderna
- UNITAU EAD: formação de excelência em bacharelado e cursos tecnólogos