Link curto: https://unitau.me/3O4ZaAI
11/11/2024 17h03 ⋅ Atualizada em 13/11/2024 11h35
Promover o reconhecimento do valor do patrimônio histórico para, assim, preservá-lo. Essa é a proposta do “Simpósio Observatório da Paisagem do Vale Do Paraíba: Territórios e Sensibilidades”. A segunda edição do evento, organizado pela Universidade De Taubaté (UNITAU) e pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, vinculada à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São Paulo (Iphan-SP), acontece dias 12 e 13 de novembro, a partir das 18h30, no Departamento de Arquitetura da UNITAU.
A cerimônia de abertura do evento, nesta terça-feira (12), vai contar com a presença de André Bazzanella, chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e com a Pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa. A noite será marcada pelo lançamento de um documentário do projeto “Revendo Taubaté” sobre o Mercado Municipal da cidade.
A coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio de Taubaté, Profa. Dra. Rachel Abdala, destaca que o Seminário contribui de maneira muito significativa ao articular diferentes iniciativas fragmentadas que estão focadas na preservação do patrimônio histórico-cultural no Vale do Paraíba.
“A presença do Iphan aqui no Vale do Paraíba, desde 2014, tem contribuído muito para isso. E Taubaté é um polo importante, porque temos dez museus na cidade, estamos entre os municípios que mais têm museus na região. Cerca de 80% das cidades brasileiras não têm museus, e Taubaté tem 10. Além disso, tem a Universidade com curso de História e Arquitetura, além dos mestrado em Desenvolvimento Humano e mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, que têm trabalhado o desenvolvimento da cidade pensando nessa articulação com patrimônio”, destaca.
Ao longo dos dois dias de programação, especialistas abordarão diversos outros patrimônios da região, como: “Morro dos Remédios de Paraibuna: lugar de memória quilombola”; “Igreja do Rosários dos Homens Pretos de Taubaté: territórios de usos e memórias”; “Ideias para o acautelamento de Redenção da Serra”; e o “Muro dos Escravos”, de Caçapava. Ao final da noite, os participantes serão convidados a participar de uma roda de conversa.
Para conferir a programação completa acesse este link.
“Simpósio Observatório da Paisagem do Vale Do Paraíba: Territórios e Sensibilidades”
Data: 12 e 13 de novembro
Local: Auditório do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté - Praça Félix Guisard, 120, Centro - Taubaté
- Alinhada à nova legislação, UNITAU promove leilão de prédios
- Docente do Mestrado UNITAU destaca inovações e desafios da formação de educadores no X FOMPE
- UNITAU oferece curso de Eletrotécnica Industrial voltado às demandas da indústria moderna
- UNITAU EAD: formação de excelência em bacharelado e cursos tecnólogos