Link curto: https://unitau.me/3YZQiCI
07/11/2024 16h29 ⋅ Atualizada em 13/11/2024 11h42
Encorajar estudantes de todas as idades a continuarem trilhando o caminho da pesquisa. Esta é a intenção da cerimônia de premiação dos melhores projetos apresentados na 13ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU). A lista de trabalhos premiados foi divulgada nesta quinta-feira (07/11). Já a cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 21 de novembro, às 18h, no Auditório UNITAU.
Ao todo, são três trabalhos vencedores (1º, 2º e 3º lugares) em cada uma das 12 categorias do evento: Encontro de Iniciação Científica Baby (ENIC Baby), ENIC Kids, ENIC Jr, ENIC Teens, ENIC Graduação e ENIC EAD; Seminário de Extensão (Semex); Seminário de Docência Universitária (Seduni); Seminário de Práticas Educativas (Sempre); Mostra de Projetos de Pesquisa (MPP); Mostra de Pós-graduação (MPG); e a nova categoria Inovação.
O reconhecimento vai além de valorizar apenas o esforço e a dedicação dos estudantes, mas também estimula-os para que a produção científica seja um processo contínuo, e as investigações nunca parem.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, afirma que a bonificação agrega valor ao currículo dos participantes, representando um marco transformador na trajetória deles.
“Ser premiado em um evento do porte do Cicted abre portas para novas oportunidades acadêmicas e profissionais, e também aumenta a visibilidade dos pesquisadores e de seus projetos", destaca a docente.
Os melhores trabalhos são selecionados por meio de uma apuração criteriosa dos membros da Comissão Científica, que avaliam as apresentações durante o evento, analisando a aderência ao tema do Congresso e outros fatores.
O Prof. Esp. Paulo Fonseca Junior, aluno do mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU, foi o vencedor da categoria Mostra de Projeto de Pesquisa com o trabalho “Transporte de umidade da Amazônia – Consequências das chuvas na Bacia do Rio Paraíba do Sul Paulista, área do município de Redenção da Serra-SP”.
"Um reconhecimento nesse nível enaltece qualquer pesquisador. É uma oportunidade de evidenciar pesquisas que ultrapassam barreiras geográficas, que, no meu caso, articulam estudos da Geografia Humana e Geografia Física, proporcionando um conhecimento e uma atenção ao social frente às dinâmicas climáticas e ambientais. A Universidade, em todos os momentos, proporciona e incentiva a pesquisa, a publicação científica e o desenvolvimento humano, agora, mais do que nunca, articuladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", afirma o professor Paulo.
O maior congresso de divulgação científica da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte teve como tema central os biomas do Brasil, discutindo questões relacionadas à diversidade, aos saberes e às tecnologias sociais.
Em mais um ano consecutivo, o Cicted bateu os últimos recordes, fazendo da edição 2024 a maior da história. Entre os dias 22 e 24 de outubro, o evento ofereceu mais de 70 atividades, entre atrações presenciais e online, reunindo cerca de oito mil congressistas e sendo palco para a apresentação de mais de 2.300 pesquisas.
Ademais, o Congresso contou com a presença de especialistas gabaritados, tanto do país quanto do exterior, destacando-se mais uma vez como uma importante plataforma de discussão sobre inovações e soluções para os desafios contemporâneos.
“O CICTED tem se consolidado como um importante espaço de formação para a ciência e diálogo entre pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas. O evento cresce a cada ano evidenciando a relevância para a formação científica e o desenvolvimento regional”, finaliza a Pró-reitora.
Serviço
A cerimônia de premiação acontecerá a partir das 18h, no Auditório UNITAU, localizado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, número 99, Centro. Para mais informações sobre o Cicted acesse: unitau.br/cicted.
Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU
- Alinhada à nova legislação, UNITAU promove leilão de prédios
- Docente do Mestrado UNITAU destaca inovações e desafios da formação de educadores no X FOMPE
- UNITAU oferece curso de Eletrotécnica Industrial voltado às demandas da indústria moderna
- UNITAU EAD: formação de excelência em bacharelado e cursos tecnólogos