Blue Friday Blue Friday
UNITAU promove encontro, troca de ideias e valorização para o corpo docente | Foto: Pedro Silvini/ACOM-UNITAU

Uma vida de docência: a jornada de ouro de quem transforma futuros

Link curto: https://unitau.me/3BNlPOV

18/10/2024 18h40 ⋅ Atualizada em 14/11/2024 15h46

 

É por meio da troca de experiências que o corpo docente da Universidade de Taubaté (UNITAU) pôde, mais uma vez, se reunir durante a edição especial do Programa de Formação Continuada (Profoco) em celebração ao Dia dos Professores, no dia 15 de outubro. O momento celebrou não só o trabalho em equipe, mas também o poder do encontro.

É por meio da união entre professores que a UNITAU celebra os 50 anos de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. E para além do legado de ouro que carrega, a Universidade também se torna, portanto, cenário para que boas ideias possam florescer a partir de corações que buscam ensinar e aprender na mesma medida e continuadamente, sempre com base no respeito, no amor e na empatia.

“Ser docente representa o melhor de mim e compartilho disso com os meus alunos para que possamos nos tornar, juntos, as nossas melhores versões. Amo essa profissão pela qual eu fui escolhida”, relata a Profa. Dra. Wendry Paixão, docente do Departamento de Fisioterapia. “Posso afirmar que ser professora foi um dom que descobri dentro de mim. Agradeço à UNITAU, que me deu de presente esta profissão tão repleta de desafios e aprendizados”, completa.

Nessa dinâmica, alunos aprendem e professores também evoluem. “A UNITAU é tudo para mim; estou aqui há quase 30 anos. Cresci junto com a Universidade. Ela me proporcionou formação continuada, crescimento profissional e pessoal. É a minha segunda família,” conta a Profa. Dra. Kátia Richetto, diretora do Instituto Básico de Exatas.

Valorização docente

Para além do sentimento que une professores ao propósito de ensinar, a valorização material do trabalho é pauta prioritária para a gestão da Universidade. Ao todo, são 522 professores que vestem a camisa UNITAU, sendo a maioria deles mestres e doutores, o que deixa claro que compartilham não só a paixão por ensinar mas também o amor pelo aprendizado constante e o desejo de crescimento e reconhecimento profissional. Por meio do trabalho de escuta a todos(as) eles(as), a atual gestão da Universidade de Taubaté (UNITAU) tem investido na valorização docente como prioridade, com foco na valorização dos recursos humanos, na sustentabilidade, na inovação pedagógica e administrativa e na responsabilidade socioambiental.

Em 2024, a gestão continua o processo de promoção na carreira docente, que teve início no ano passado. Nesta fase, até 25 de outubro, professores auxiliares podem se inscrever no edital 017/2024 da Pró-reitoria de Graduação, que prevê a análise dos documentos obrigatórios para, então, haver o reajuste salarial de acordo com o nível de enquadramento. Além da nova remuneração, os professores e as professoras reenquadrados, ganham, ainda, uma nova possibilidade de carreira, com chance de atuação na liderança de projetos.

Em paralelo, os professores podem fazer integração e a troca de ideias no Programa de Formação Continuada (Profoco), que tem novas edições a cada semestre, além das iniciativas ‘in loco’ ao longo do ano. Esse é mais um recurso que a Universidade oferece, por meio da Pró-reitoria de Graduação, para a capacitação docente, por meio de palestras, workshops e rodas de conversa que direcionam os olhares para as questões mais latentes que permeiam o ensino e a aprendizagem no Ensino Superior.

Além disso, juntamente aos funcionários técnico-administrativos, o corpo docente pode usufruir dos programas de saúde e bem-estar, com ações periódicas coordenadas pela Diretoria de Recursos Humanos para a promoção de qualidade de vida e cuidados com a saúde mental. Ocupando cargos de liderança, os docentes também recebem capacitações para gerir departamentos e setores estratégicos da Universidade, compondo a bagagem necessária para evoluir na carreira por meio do programa “Lidera”.

Em celebração ao jubileu de ouro da Universidade, os professores e funcionários podem fazer o cadastro na Credencial Sesc MIS e garantir a primeira anuidade grátis. A carteirinha dá acesso à programação de lazer, cultura e esportes oferecidas por toda rede Sesc SP. As inscrições permanecem abertas até 31 de outubro e podem ser feitas neste link. Mais informações sobre a credencial podem ser conferidas aqui.

Essas são algumas das maneiras de reconhecimento para você, professor(a) UNITAU, que constroi a sua vida na carreira docente. Juntos, podemos avançar ainda mais! Hoje e sempre, celebramos juntos. Por meio do seu trabalho, você é capaz de inspirar, transformar, realizar sonhos e contribuir para um mundo melhor e mais digno para todos e todas.

50 anos, UNITAU na sua vida.
ACOM/UNITAU