Avaliação CPA da UNITAU utiliza metodologia NPS para ?raio X? acadêmico visando melhorias | Foto: Daniela Soto - ACOM/UNITAU

Entenda como funciona a metodologia da Avaliação Institucional CPA UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3zT2j37

18/10/2024 09h38 ⋅ Atualizada em 18/10/2024 11h09

Avaliação, CPA, Funcionário, Professor, Aluno

 

Você já se perguntou como o contentamento da comunidade acadêmica da UNITAU é medido na Avaliação CPA? Até o dia 19 de outubro, universitários(as), docentes e funcionários(as) lotados(as) nas unidades de ensino da Universidade de Taubaté (UNITAU) têm a oportunidade de contribuir para melhorias institucionais por meio da avaliação institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA), respondendo a um questionário no Mentor Web.

A metodologia utilizada na avaliação é a Net Promoter Score (NPS) que consiste na aplicação de um breve questionário. No caso da Universidade, cada um dos cinco eixos de atuação avaliados geram um índice, que depois constituirão o 'raixo-x' geral da Universidade. Dentro desses eixos de atuação é possível classificar alunos, professores e funcionários em 3 níveis.

  • Promotores: Atribuem nota de 9 ou 10. Estão totalmente satisfeitos com a UNITAU. 
  • Neutros: Avaliam como 7 ou 8. Por algum motivo não estão totalmente felizes em relação à Universidade.
  • Detratores: Dão nota de 0 a 6. Estão insatisfeitos.

Essa é a maneira mais eficiente e o meio mais correto para que a comunidade acadêmica possa se expressar sobre a Universidade, gerando dados para as decisões institucionais. Profa. Dra. Lais Regiane da Silva Concilio, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, explica que a escolha do sistema NPS como metodologia permite que a Universidade trabalhe com um índice de satisfação e traga soluções mais concretas para a comunidade acadêmica.

“A Avaliação CPA é uma ponte que permite com que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade seja executado e também é o meio certo para alunos, funcionários e professores colocarem suas impressões, declararem as necessidades de cada setor e avaliarem as melhorias já realizadas”, pontua a coordenadora.

O sigilo das respostas é garantido pelo sistema, que coleta as informações de maneira anônima e as armazena em uma base de dados. “A pessoa só pode preencher o formulário uma vez, e aí as respostas vão para uma base de dados que ninguém tem acesso. Então é totalmente sigiloso”, esclarece a professora.

Sobre a CPA

A avaliação é realizada uma vez por ano, e tem como objetivo ouvir os pontos positivos e os pontos de melhoria, nos eixos de: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Quem pode participar?

Devem responder ao questionário:
Alunos da graduação e pós-graduação (lacto e/ou stricto) regularmente matriculados na UNITAU (nas modalidades EAD e/ou presencial);
Professores(as) com o cronograma de aulas ativo (incluindo os que atuam no Colégio UNITAU, na graduação presencial, na graduação EAD e pós-graduação);
Funcionários com relação direta com as unidades de ensino/cursos - exemplos: secretaria, biblioteca, laboratórios, clínicas, assistência jurídica, entre outros - (incluindo os que atuam no Colégio UNITAU, na graduação presencial, na graduação EAD e pós-graduação).

Como participar?

Alunos(as) e Professores(as): Deverão efetuar o login no Mentor Web e depois clicar em “Responder Avaliação”.
Servidores(as): Deverão acessar o Mentor Web, utilizando a matrícula e a senha. Depois, selecionar a opção “Responder Avaliação”.

Caso tenha perdido o seu acesso ao Mentor Web, clique em "Esqueci minha senha". Em caso de dúvidas, universitários(as) e professores devem entrar em contato com a secretaria do curso. Já os servidores que precisarem de suporte, podem acionar o próprio Departamento/setor de lotação.

50 anos, UNITAU na sua vida.

Amanda Ávila
ACOM/UNITAU