Link curto: https://unitau.me/3U75TNV
10/10/2024 10h36 ⋅ Atualizada em 15/11/2024 19h55
A Universidade de Taubaté (UNITAU) deu início, nesta semana, à 2ª edição da Jornada da Criança em Caraguatatuba. O evento visa discutir temáticas de relevância sobre os pequenos e também arrecadar fundos para a Casa Beija Flor, uma instituição que promove o desenvolvimento e o bem-estar infantil.
A iniciativa faz parte de um projeto especial da Liga de Neonatologia e Pediatria (LANPED), formada por alunos do curso de Medicina da UNITAU campus Caraguá, e busca fortalecer a causa e ajudar a transformar vidas.
Entre as ações da jornada, uma palestra refletiu questões relacionadas à inclusão e o apoio às crianças com Síndrome de Down, em que o valor das inscrições será convertido em doações para a Casa Beija Flor.
A Profa. Esp. Deborah Corato Catelan, docente do curso de Medicina da Universidade enfatiza que a ação promove o sentimento de pertencimento por parte da comunidade externa e também cria uma atmosfera de carinho, atenção e afeto.
“A jornada cria uma ponte entre a UNITAU e a comunidade local de Caraguatatuba, assim, a Universidade fortalece o papel social, mostrando que a educação superior vai além das salas de aula e pode contribuir diretamente para o bem-estar das comunidades ao redor. Além disso, a ação solidifica os laços de confiança e colaboração entre a instituição acadêmica e a população”, disse a pediatra.
A docente ressalta ainda que com o envolvimento dos estudantes da Medicina UNITAU em uma atividade beneficente, tem um papel fundamental para moldar profissionais capacitados e conscientes.
“Profissionalmente, oferece a oportunidade de desenvolver habilidades como empatia e responsabilidade social, competências essenciais para quem trabalha na área da saúde. Socialmente, a ação sensibiliza os futuros médicos para as realidades de populações mais vulneráveis, promovendo uma consciência sobre desigualdades e a importância de um atendimento humanizado”, destaca a professora.
Para a universitária do 5º semestre da Medicina, Renata Dahe, trabalhar com pessoas sempre foi o foco e participar pela primeira vez da campanha está sendo um trabalho sensacional.
“O aprendizado é uma via de mão dupla, ensinamos muito, porém com certeza aprendemos mais. Quando falamos de criança esse aprendizado é dobrado, criança tem o coração puro e nos ensina a ser mais tolerantes, mais inclusivos, mais amáveis, sentimentos que às vezes esquecemos, quando colocamos todas as técnicas em prática.”
A Jornada da Criança não acaba por aí, no dia 17 de outubro a LANPED vai fechar a campanha com chave de ouro promovendo uma ação social na Casa Beija Flor. Os acadêmicos irão conversar com a criançada, e claro, realizarão dinâmicas e brincadeiras divertidas, além de distribuir doces e brinquedos, afinal, o intuito é proporcionar uma experiência que ficará guardada na memória dos meninos e meninas da instituição.
“As expectativas estão nas alturas! Com certeza será uma ação engrandecedora, que contribuirá para o aprendizado de todos, crianças, família e alunos da medicina Caraguatatuba”, afirma a universitária.
Vestibular de Medicina
A Universidade de Taubaté está com as inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2025 para o curso de Medicina. Ao todo, são 120 vagas disponíveis nos campi de Taubaté e Caraguatatuba. Saiba mais, aqui.
Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU
- Alinhada à nova legislação, UNITAU promove leilão de prédios
- Docente do Mestrado UNITAU destaca inovações e desafios da formação de educadores no X FOMPE
- UNITAU oferece curso de Eletrotécnica Industrial voltado às demandas da indústria moderna
- UNITAU EAD: formação de excelência em bacharelado e cursos tecnólogos