Universitários(as) da UNITAU podem se inscrever no banco de talentos do Projeto Rondon | Foto: Arquivo Pessoal/Amanda Paiva

Núcleo Rondon UNITAU abre inscrições para banco de talentos visando operações futuras

Link curto: https://unitau.me/4ePf9OG

02/10/2024 10h35 ⋅ Atualizada em 02/10/2024 12h16

Oportunidade, Graduação, Extensão, Projeto Rondon, Rondon Regional

 

A partir desta quarta-feira, 2 de outubro, até 25 de outubro, os(as) universitários(as) dos cursos de graduação presencial da Universidade de Taubaté (UNITAU) podem se cadastrar no banco de talentos do Núcleo Rondon UNITAU. A iniciativa promovida pela Pró-reitoria de Extensão tem como objetivo captar universitários(as) interessados(as) em participar como rondonistas nas futuras operações, que devem acontecer entre janeiro e fevereiro de 2025. Para se inscrever, é necessário ter cursado pelo menos até a metade do curso. Clique aqui para acessar o formulário. 

Todos(as) os(as) inscritos(as) deverão ter disponibilidade para participar de uma reunião presencial no dia 30 de outubro, às 17h, no Auditório UNITAU (R. Expedicionário Ernesto Pereira, portão 1, Centro, Taubaté). Além disso, é necessário o cadastro de um e-mail e um telefone válidos, pois a coordenação do Núcleo Rondon UNITAU utilizará esses meios para fornecer as informações do processo seletivo.

Depois, o processo seletivo consistirá em uma entrevista, que poderá ser presencial ou remota, com data e local a definir pela organização. A divulgação do resultado será feita em unitau.br.

Clique aqui para acessar o edital.

Experiência

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que envolve diversas instituições de Ensino Superior do país para a promoção de atividades que visam o bem-estar social, o intercâmbio cultural e a cidadania. Na região do Vale do Paraíba, a UNITAU é uma das únicas instituições de ensino que oferece essa vivência extensionista, com um histórico de operações que transformam a maneira de perceber a profissão, onde não só os alunos podem levar o que aprendem em sala de aula e experimentar a prática da futura profissão, mas também aprendem com a comunidade sobre os saberes populares.

Em 2024, a UNITAU foi representada no Projeto Rondon por duas operações. Uma delas em Machadinho D’oeste, em Rondônia, e outra em Afrânio, em Pernambuco. Além destas nacionais, a UNITAU também promoveu, por meio do Núcleo Rondon, a primeira edição da operação regional em Lagoinha, no interior de São Paulo.

Isabela Rodrigues, universitária do 8º semestre do curso de Jornalismo, viveu a experiência como rondonista na operação em Rondônia. Para ela, um dos momentos mais emblemáticos, além da operação em si, foi poder apreciar o céu noturno em meio à Floresta Amazônica. ““Eu voltei de lá uma pessoa completamente diferente. A minha visão como cidadã e jornalista mudou, devemos olhar para essa população e dar voz a essas pessoas”, relata.

Já para Larissa Pereira, universitária do 10º semestre de Medicina, que atuou como rondonista em Pernambuco, enfatiza que a convivência com os colegas de operação deu vida à uma amizade profunda entre o grupo. “A família que criamos, durante os dias [de operação], foi o que fez com que a operação fosse única [...] Estávamos todos na mesma situação e passando pelas mesmas experiências inéditas. Criamos uma conexão que levaremos para a vida”, comenta.

Confira aqui os relatos dos rondonistas das operações de 2024.


50 anos, UNITAU na sua vida.
ACOM/UNITAU