Com recorde com 5 mil inscritos, comunidade acadêmica realiza a Feira de Profissões UNITAU | Foto: Gabriel Salles/ACOM-UNITAU

Comunidade acadêmica da UNITAU contribui para realização de edição histórica da Feira de Profissões

Link curto: https://unitau.me/4gMGMti

01/10/2024 12h09 ⋅ Atualizada em 02/10/2024 14h23

Vestibular de Verão, Oportunidade, Comunidade, Futuro, Feira de Profissões

 

Você já imaginou quantas pessoas são necessárias para fazer a maior Feira de Profissões do Vale do Paraíba acontecer? Entre professores, funcionários e alunos, existe uma equipe composta por cerca de 530 pessoas que tornam possível a Feira de Profissões da Universidade de Taubaté (UNITAU), que neste ano celebra a 20ª edição. A Reitoria, todas as Pró-Reitorias e seus respectivos setores estão envolvidos direta e indiretamente na organização, motivados por um único propósito: realizar sonhos.

O Centro de Eventos UNITAU foi o palco escolhido para esse momento histórico. Nos dias 25 e 26 de setembro, o espaço com cerca de 4,7 mil metros quadrados foi ambientado com 41 estandes que representaram não só os cursos de graduação da UNITAU, como também as pró-reitorias e outros serviços oferecidos pela Universidade para os universitários(as).

Tudo isso ajudou a criar o clima perfeito para a troca de conhecimentos e um ‘gostinho’ da vivência universitária para os vestibulandos por meio de atividades interativas, como o Show da Física, muita música e diversão com a bateria do curso de Odontologia e muito mais! Além disso, os ‘pets’ roubaram a cena no estande do curso de Medicina Veterinária e chamaram a atenção de quem passava pelo corredor dos cursos de Biociências.

Quem torna tudo isso possível?

O Departamento de Obras e Montagem (DOM) da UNITAU, vinculado à Pró-reitoria de Administração, é responsável pela instalação e montagem dos equipamentos que garantem o conforto, o acolhimento e a estrutura necessária. Dentro dessa “orquestra”, o DOM é quem dá o tom antes mesmo do início do evento. Vestindo a camisa da Universidade com orgulho, Marcelo Frederico Da Silva Reis, funcionário do DOM há 22 anos, conta que o trabalho realizado na Feira de Profissões vai muito além da montagem em si. “O maior legado que a gente pode deixar para as futuras gerações é o conhecimento, porque é uma coisa que ninguém tira da gente [...] então por mais que seja difícil, poder ajudar um jovem que está no começo da carreira a alçar voos maiores e ser bem sucedido na vida, paga qualquer coisa e ajuda a superar qualquer desafio”, destaca Marcelo.

Marcelo Reis, faz parte da equipe do Departamento de Obras (DOM) da UNITAU


Já os universitários(as) da UNITAU marcam presença na Feira de Profissões nos estandes, na monitoria do evento e no credenciamento dos visitantes. Por meio desse trabalho, eles aprendem lições que vão além da sala de aula, como a empatia e a autorresponsabilidade, mas também podem passar aos vestibulandos o que aprenderam de mais importante sobre os seus devidos cursos. Entre um bate-papo e outro, o universitário João Victor Almeida, do 4º semestre do curso de Produção Audiovisual, fez uma pausa para contar sua percepção sobre a Feira.

“Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual curso fazer e aqui na Feira, conseguem ter uma visão sobre as profissões e conseguem se encontrar profissionalmente”, comenta João Victor, que aconselha os vestibulandos: “Siga o seu coração, porque ele nunca está errado”.

João Victor Almeida, aluno do 4° semestre do curso de Produção Audiovisual,  aconselhou, deu dicas e acolheu os vestibulandos presentes

 

Os professores da UNITAU vestiram a camisa com orgulho e orientaram os universitários(as) nas atividades propostas pelos estandes e também tiveram o papel de acolher os visitantes, fornecendo as informações sobre o curso e os diferenciais das áreas de conhecimento. Para o Prof. Me. Dawilmar Guimarães Araújo, diretor do Departamento de Sistemas de Informação, o evento é uma oportunidade imensa, não apenas para os (as) vestibulandos(as), mas também para todos os(as) universitários(as) que cedem seu tempo e compartilham sobre a vivência acadêmica. “É importante que os alunos participem da vida acadêmica como um todo, não só em atividades que nós temos no Departamento, mas também dentro da Universidade, porque entendem um pouco mais a síntese da formação deles”, explica o professor.

Prof. Me. Dawilmar Araújo, diretor do Departamento de Sistemas de Informação, participa da Feira de Profissões há 20 anos

 

O estande do Departamento de Psicologia ofereceu uma mesa-redonda sobre carreira, com o objetivo de auxiliar os vestibulandos a tomar decisões mais certeiras em relação à vida profissional. “Os vestibulandos têm muitas dúvidas, angústias e questionamentos em relação à carreira. Então, esse acolhimento é o momento que eles serão ouvidos, escutados e direcionados”, explica a Profa. Me. Melina Paula Sales.

De portas abertas para a comunidade, a Universidade se tornou o local de encontros. Juntos, professores, universitários e funcionários acolheram mais de 5 mil inscritos, que puderam sair com uma visão mais clara do futuro que desejam construir.

As fotos oficiais do evento podem ser conferidas aqui.

Vestibular de Verão UNITAU

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Com provas presenciais e on-line, o processo seletivo oferece quase 40 opções de cursos presenciais, incluindo o lançamento de quatro novos, entre tecnólogos e bacharelados. Além disso, o campus Caraguá já conta com o curso de Enfermagem a partir deste ano.

50 anos, UNITAU na sua vida.

Amanda Ávila
ACOM/UNITAU