Comunidade acadêmica participa enviando sugestões de perguntas para candidatos(as) à Prefeitura de Taubaté | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

#aVozdaDemocracia: confira os principais temas abordados na Sabatina UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3BbY3fh

19/09/2024 09h58

 

A melhor maneira de fazer boas escolhas é baseando-as em informações de qualidade. Quando se trata de eleger quem vai administrar o seu município, isso é ainda mais importante, porque interfere na maneira como você vai vivenciar as decisões de quem governa a sua cidade, seja em casa, no seu bairro e até mesmo na Universidade.

Nesta terça-feira, 17 de setembro, o Auditório UNITAU recebeu universitários(as), funcionários(as), professores para a “Sabatina UNITAU”. O evento foi organizado pelos Institutos Básicos de Biociências, de Exatas e de Humanas da Universidade de Taubaté para saber dos candidatos e candidatas à Prefeitura de Taubaté o que planejam para nossa comunidade acadêmica.

A sabatina foi composta por dois ciclos, cada um contendo três rodadas, totalizando 18 perguntas ao longo do evento, enviadas antecipadamente via formulário eletrônico e de maneira anônima por universitários(as), professores e funcionários(as).

Na primeira rodada, as perguntas formuladas e enviadas por universitários(as) da UNITAU abordaram sobre o apoio e investimento na Universidade, mobilidade urbana à favor dos estudantes que precisam do transporte público na cidade e também sobre as propostas para o desenvolvimento socioeconômico da cidade por meio da parceria com a instituição. Já na segunda rodada, as perguntas abordaram sobre a possibilidade de ampliação do SIMUBE, os planos para os campos de estágio exclusivos para estudantes da UNITAU na rede municipal de saúde e os planos para a normalização dos serviços prestados no HMUT, bem como a precaução para que a suspensão dos serviços não ocorra novamente.

Uma das questões respondidas foi em torno do fato de que a UNITAU é uma autarquia municipal que depende quase exclusivamente das mensalidades dos alunos e que, portanto, desejam saber sobre o que os(as) candidatos(as) pretendem fazer para garantir maior apoio e investimento na Universidade, sem comprometer sua autonomia universitária. A candidata Loreny, uma das sorteadas para a rodada, respondeu:

“A gente pode, muito bem, aproveitar de parcerias com a Universidade, que podem fortalecer, garantindo mais bolsas de estudo para esses alunos, que em contrapartida fornecem serviços e colaboram com a cidade.”

Outra pergunta dos alunos que foi respondida durante a sabatina foi sobre a visão dos(as) candidatos(as) sobre o papel da UNITAU no desenvolvimento socioeconômico de Taubaté e como a administração municipal pretende fortalecer essa parceria entre a Universidade e o município.

O candidato Coronel Paulo, um dos sorteados para a rodada, respondeu:

“Vamos estabelecer parcerias, inclusive propiciando à comunidade de Taubaté e da região, com bolsas de estudo integral, porque a Universidade de Taubaté tem vagas para que nós possamos estabelecer essa parceria.”

Além disso, funcionários(as) questionaram sobre temas relacionados à proposta de federalização da Universidade e o impacto disso aos postos de trabalho dos servidores da UNITAU, bem como sobre o pagamento das bolsas do Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (Simube) e as políticas de acesso ao Ensino Superior que beneficiem pessoas de baixa renda. Na segunda rodada, as perguntas foram sobre os planos para o convênio entre Prefeitura e Funcabes para o ensino integral, sobre o planejamento em relação ao equilíbrio do IPMT sem impacto para os aposentados e também sobre a valorização dos profissionais de saúde, educação e outros serviços essenciais formados pela Universidade.

Sobre a proposta de federalização da Universidade, a candidata Márcia do PL, uma das sorteadas para a rodada, respondeu:

“Eu sou totalmente contrária. A gente pode, sim, fazer uma parceria muito grande e elevar o nível da nossa Universidade. A gente vê que o Governo Federal não está dando conta nem do que tem.”

Os funcionários(as) da UNITAU também receberam retorno sobre o questionamento a respeito dos planos e a possibilidade de continuidade do convênio entre o município e a Funcabes para a prestação de serviço no ensino integral.


O candidato Sérgio Victor se posicionou da seguinte forma:

“Sim, pretendemos continuar e aprimorar. Hoje a Funcabes presta um serviço essencial para o ensino integral e a gente tem diversas reclamações, sobre salários e das condições [de trabalho].”


Professores da UNITAU quiseram saber dos candidatos e candidatas sobre as propostas para o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sobre o comprometimento com o pagamento do IPMT e também sobre o planejamento dos candidatos para integração da UNITAU nas políticas públicas para educação, saúde e cultura na cidade. Na segunda rodada, as perguntas abordaram sobre a compreensão da UNITAU para o desenvolvimento de Taubaté no cenário regional, bem como sobre o respeito à escolha da comunidade acadêmica para a próxima gestão da Universidade e também sobre os planos para recursos ou parcerias que ampliem as condições de ensino, pesquisa e extensão da Universidade a favor da comunidade.

O candidato José Saud, um dos sorteados da rodada, se posicionou sobre a sua visão a respeito da UNITAU como aliada do município no desenvolvimento a nível regional.

“Eu acredito em uma Universidade crescendo sem pensar nisso [na RMVale]. Ela tem como localização a RMVale, mas não se esquecer de ir para Guarulhos, não se esquecer de avançar e ir para o Brasil inteiro.”

Já o candidato Ortiz Júnior se posicionou sobre respeitar ou não a maioria dos votos da comunidade acadêmica na escolha da gestão da Universidade:

Eu vou respeitar a lista tríplice da instituição e acho que ela atende bem à estrutura organizacional da Universidade e atende bem às expectativas da Prefeitura de firmar parcerias, de olhar para o futuro e de valorizar essa Universidade.

Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

50 anos, UNITAU na sua vida.
ACOM/UNITAU