Seis candidatos à prefeitura de Taubaté participaram da Sabatina UNITAU. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Candidatos à prefeitura de Taubaté participam da Sabatina UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3zrMPCL

17/09/2024 20h56 ⋅ Atualizada em 18/09/2024 18h15

Funcionário, Professor, alunos, UNITAU, Democracia, Reitoria, Eleições

 

As candidatas e os candidatos à prefeitura de Taubaté participaram, nesta terça-feira, 17 de setembro, da Sabatina UNITAU. O evento organizado pelos institutos de Exatas, Humanidades e Biociências da Universidade de Taubaté foi realizado no Auditório UNITAU e contou com a presença dos seis postulantes: Coronel Paulo Ribeiro (PT), José Saud (PP), Loreny (Solidariedade), Márcia do PL (PL), Ortiz Junior (Republicanos) e Sérgio Vitor (Novo).

“A nossa Universidade é uma autarquia municipal, nós trabalhamos com o município, com a prefeitura. É importante a gente ouvir os projetos de cada candidato. A Universidade hoje está aberta a essa discussão para que funcionários, professores e alunos possam conhecer as propostas e, assim, votar de forma responsável e consciente”, afirmou a Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, sobre a proposta do evento.

A Sabatina UNITAU foi dividida em dois ciclos, cada um com três rodadas. A primeira com questionamentos elaborados pelo corpo discente da instituição (alunos). A segunda rodada contemplou as perguntas dos funcionários técnico-administrativos. E a terceira do corpo docente (professores).

A cada rodada, uma pergunta e dois candidatos eram sorteados. Cada postulante teve um minuto e 30 segundos para responder e mais 30 segundos para complementar após a fala do adversário. 

Na primeira rodada, com questionamentos elaborados pelos alunos da UNITAU, a primeira dupla sorteada foi formada pelas candidatas Loreny e Márcia, que responderam à pergunta: “A UNITAU é uma autarquia municipal, mas depende quase exclusivamente das mensalidades dos alunos. O que o(a) senhor(a) pretende fazer para garantir maior apoio e investimento na universidade, sem comprometer sua autonomia universitária?”

“Primeiro, para fortalecer a capacidade orçamentária da Universidade e aproveitar toda a geração e produção de conhecimento que a gente tem aqui e, na minha opinião, e do que eu escuto do povo de Taubaté, é pouquíssimo aproveitada, a gente pretende fortalecer os convênios com a Universidade”, afirmou a candidata Loreny. 

“Nós pretendemos valorizar muito a UNITAU. Na realidade, é um patrimônio da educação, é um celeiro de profissionais. Eu me formei aqui na Universidade de Taubaté, em Engenharia Civil. Passei anos da minha vida aqui, com muita alegria, e tenho muito orgulho de dizer isso. E a gente tem que fortalecer as parcerias”, disse a candidata Márcia.

Para responder a segunda pergunta –  “Sobre a mobilidade urbana que afeta os alunos da Universidade. Principalmente para comunidades e para campus mais distantes, como o da Ciências Agrárias, que hoje não conta com transporte público com horários e frequência adequados. Existem propostas para melhorias nesse quesito? – foram sorteados os candidatos José Saud e Sérgio Victor.

“Quando a gente chegou, nós pegamos o contrato da ABC e estudamos muito, e vimos que há a possibilidade de fazer por KM rodado. Fazendo por KM rodado, você traz com mais rapidez as pessoas aos seus devidos lugares. Do jeito que eu recebi, era pelo número de pessoas que estavam dentro dos ônibus”, afirmou José Saud. 

“Acho que tem dois grandes desafios. O primeiro, mesmo tendo mudado para quilômetro rodado, se não for bem fiscalizado, tem o incentivo do ônibus percorrer grandes trajetos e passar por vários lugares, tornando a viagem ineficiente. Um grande truque, um grande desafio está em uma boa fiscalização”, declarou Sérgio Victor.

A última dupla sorteada para responder às perguntas dos alunos foram os candidatos Coronel Paulo Ribeiro e Ortiz Junior. A questão selecionada foi: “Senhor(a) candidato(a), qual é a sua visão sobre o papel da UNITAU no desenvolvimento socioeconômico de Taubaté e como sua administração pretende fortalecer essa parceria entre a universidade e o município?”

“A sigla é UNITAU, Universidade de Taubaté, e assim vai continuar. É impressionante como os doutores que dirigiram esse país nunca se preocuparam em fortalecer o ensino e a intelectualidade do país. E nós temos hoje um presidente, que constroi escolas, universidades. É exatamente com ele que vamos estabelecer parcerias”, disse Cel. Paulo.

“A participação da Universidade, formando a mão de obra, seja na iniciativa privada, seja as cabeças pensantes que ocupam o espaço no poder público da cidade, já é uma forma de contribuir, mas há outros aspectos importantes. São 1.100 servidores da Universidade que recebem salários e consomem na cidade de Taubaté”, afirmou Ortiz Junior.

Após a primeira rodada de perguntas, os candidatos responderam questionamentos dos servidores técnico-administrativos e dos professores. Ao término do ciclo, a dinâmica foi repetida, totalizando 18 perguntas. Para conferir a Sabatina UNITAU completa, acesse unitau.me/sabatina.

ACOM/UNITAU