Blue Friday Blue Friday
Tatiana e Leonardo, à direita, recebem prêmio de primeiro lugar no ENIC de 2023 - Foto: Leonardo Oliveira - ACOM-UNITAU

Pesquisas apresentadas em congresso da UNITAU ganham destaque no Vale

Link curto: https://unitau.me/3MzWURb

03/09/2024 15h23 ⋅ Atualizada em 13/11/2024 11h39

 

O Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), da Universidade de Taubaté (UNITAU), que neste ano acontece de 22 a 24 de outubro, pode ser mais que um espaço para compartilhar conhecimento por meio das centenas de pesquisas apresentadas - só em 2023 foram mais de 1700 trabalhos. O maior evento científico da região também é uma vitrine para os estudos, premiados ou não, que têm contribuído com a criação de soluções para problemas locais e que podem ser aplicadas também em contextos mais amplos. 

Prova da importância de levar a produção científica para além dos muros da Universidade e de inserir a comunidade no ambiente de pesquisa é o trabalho apresentado em 2023 pelo estudante do 10º semestre de Direito da UNITAU Leonardo Lourenço da Silva, primeiro lugar na categoria ENIC. Autor do estudo sobre “Ampliação do Legal Design como ferramenta de ampliação do acesso à justiça”, ele afirma que o Cicted é um evento único e foi uma oportunidade para difundir a temática.

“O Direito é carregado de formalidades que podem, eventualmente, prejudicar o nível de compreensão dos usuários quando buscam por um profissional jurídico ou até mesmo acessar a justiça. Meu sentimento foi de muita alegria, por participar do evento e ainda ter a honra de receber o primeiro lugar. Um prêmio muito significativo para mim e para a Tatiana, também coautora do trabalho”, declara o universitário.


Pedro Brígido Corrêa ficou com o 2º lugar na Mostra de Pós-graduação

Nas pesquisas apresentadas na Mostra de Pós-graduação (MPG), o conhecimento científico produzido também têm impacto na comunidade, como é o exemplo do trabalho que ficou em 2º lugar: “Instrumentos Normativos de Amparo à Educação Sexual nas Bases Curriculares de Ensino” no Congresso do ano passado. A proposta era desmistificar a educação sexual e auxiliar os jovens para uma vida mais saudável, sem preconceitos, evitando ainda infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência, além de produzir conhecimento para profissionais da educação sobre o assunto.

“Receber o segundo lugar com minha pesquisa foi uma experiência extremamente gratificante e encorajadora. Esse reconhecimento não apenas validou o trabalho árduo e a dedicação investidos na pesquisa, mas também confirmou a relevância e o impacto potencial do estudo.  Nossa pesquisa revelou a necessidade de oferecer aos professores um ambiente mais seguro e amparado para tratar desses assuntos, de modo que a prática pedagógica possa se alinhar melhor aos planos educacionais das instituições” comenta o autor, mestrando em Desenvolvimento Humano da UNITAU, Pedro Brígido Corrêa.

Alunos de escola técnica apresentam pesquisa em hub de inovação

Ganhar prêmios no Cicted não é a única forma de ter reconhecimento sobre o trabalho, e alunos da Escola Técnica (Etec) Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, de Taubaté, são o perfeito exemplo disso. Os estudantes da instituição vinculada ao Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo, apresentaram, em 2023, diversos projetos vinculados ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do ensino médio técnico.

Ellen Cristina de Oliveira, ex-aluna da Etec e atual universitária do 2º semestre de Pedagogia da UNITAU, conta como a experiência de apresentar no Cicted, incentivada pelo professor, ajudou no desenvolvimento do trabalho que, após o Cicted, recebeu convite para ser apresentado no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HIIT).

“Nossa pesquisa tratava de capacitar educadores do ensino infantil sobre a obstrução de vias aéreas (engasgo). Apesar desse tema apresentar uma obrigatoriedade em espaços escolares por conta da Lei Lucas, ele acaba não contemplando todos os profissionais da educação. Apresentar o trabalho no Cicted deu, ao meu grupo, mais confiança e domínio sobre o trabalho que estávamos desenvolvendo, de forma que pudéssemos deixar a pesquisa mais sucinta e esclarecedora” declara. 

Cicted 2024 entra na reta final de inscrições

O tema do 13º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento será “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologia social” com programações presenciais e remotas.

Interessados em participar do maior evento científico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba devem submeter os trabalhos em forma de resumo até o dia 16 de setembro. Acesse unitau.me/cicted2024 para saber mais.

Congresso está alinhado com Agenda 2030 da ONU

Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda estabelecida pela ONU, com metas para 2030, as pesquisas do Cicted, promovido pela UNITAU, incentivam a educação e a disseminação científica com protocolos de acessibilidade e sustentabilidade. Para mais informações acesse unitau.br/cicted.

Pedro Silvini
ACOM/UNITAU