Link curto: https://unitau.me/4gbVARS
02/09/2024 10h15 ⋅ Atualizada em 15/11/2024 01h56
Trazer à tona a multiplicidade dos modos de fazer populares de cada região do país. Com essa proposta, a Universidade de Taubaté (UNITAU) promove a 13ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Interessados em apresentar relatos de experiências e pesquisas relacionadas à temática têm até 16 de setembro para concluírem a inscrição pelo site unitau.me/cicted2024.
O evento acontece de 22 a 24 de outubro, envolvendo alunos, professores e pesquisadores de todo o Brasil, e de todas as fases de formação. Uma oportunidade para cientistas e apreciadores de pesquisa de todas as idades desbravarem a natureza, reconhecerem as fragilidades e os aspectos singulares que ela apresenta para propor soluções sustentáveis.
A vice-presidente da comissão organizadora do Ciceted e docente da UNITAU, Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza, afirma que a organização espera, nesta edição do congresso, que tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade em geral, e de outras instituições de ensino e pesquisa, possam participar do congresso para contar histórias. Ela destaca que o evento é um espaço que aproxima a universidade das escolas e da comunidade.
“O congresso vai mostrar o que se tem estudado e pesquisado sobre essa diversidade, tanto dos biomas, como das formas na quais nós, enquanto sujeitos e sociedade, ocupamos esses espaços. A expectativa é que tenhamos uma participação muito colaborativa, a fim de que seja um ambiente de compartilhamento de boas práticas”, diz.
Celebrando a pesquisa em diversos formatos, nesta edição, o congresso contempla 12 categorias para a inscrição de trabalhos, tendo a “Inovação” como novidade. Ademais, o Cicted busca promover soluções inovadoras e sustentáveis para lidar com os desafios ambientais.
O Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) terá programação híbrida, com atrações presenciais e remotas, como palestras, oficinas e workshops que devem proporcionar trocas valiosas sobre a ciência, a tecnologia e a sociedade.
Congressistas interessados em participar do maior evento científico do Vale do Paraíba podem se inscrever aqui e as submissões de trabalhos estão abertas até o dia 16 de setembro. O Cicted recebe pesquisas nas áreas de exatas, humanas e biociências. Para submter, é necessário enviar um resumo do trabalho e seguir algumas normas de formatação disponíveis no site. Para mais informações, acesse unitau.me/cicted2024.
Em sintonia com as metas da agenda 2030 estabelecida pela ONU, o Cicted, da UNITAU, incentiva a educação científica e cidadã de crianças, adolescentes e jovens, proporcionando a inclusão de pessoas com deficiência e protegendo o meio ambiente. Para conhecer os protocolos de acessibilidade e sustentabilidade do evento acesse unitau.br/cicted.
Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU
- Alinhada à nova legislação, UNITAU promove leilão de prédios
- Docente do Mestrado UNITAU destaca inovações e desafios da formação de educadores no X FOMPE
- UNITAU oferece curso de Eletrotécnica Industrial voltado às demandas da indústria moderna
- UNITAU EAD: formação de excelência em bacharelado e cursos tecnólogos