Guilherme da Silva Santos é estudante do 5º período do curso de Medicina UNITAU (Foto: Arquivo Pessoal/Guilherme Santos)

Estudante do curso de Medicina UNITAU apresenta projeto de pesquisa no Congresso Paulista de Cirurgia

Link curto: https://unitau.me/472iQxw

26/08/2024 15h03 ⋅ Atualizada em 13/11/2024 22h10

 

Os alunos da Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) campus Caraguá participaram, neste mês, da 24ª edição do Congresso Paulista de Cirurgia. O encontro apresentou o que há de mais atual e inovador em técnicas visando a melhoria da prática cirúrgica no meio profissional. 

O evento é uma realização dos Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal. Ademais, no congresso foram oferecidas conferências, simpósios, cursos e apresentações de trabalhos científicos abrangendo grandes temas da especialidade. Além de palestras com profissionais renomados, tanto nacionais quanto do exterior.

Segundo o docente do curso de Medicina da UNITAU e vice-reitor, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, a Universidade incentiva os estudantes a participarem de eventos como esse com objetivo de oportunizar a atualização do conhecimento.

“Tanto para a instituição, quanto para o corpo docente, essa vivência dos universitários é fundamental. Os congressos não são mais exclusivos para o médico formado, eles têm uma parte dedicada aos alunos que afinal de contas serão os nossos futuros médicos, as pessoas que cuidarão de nós”, afirma.

O estudante Guilherme da Silva Santos, graduando do 5º semestre do curso de Medicina UNITAU, apresentou três projetos de pesquisa no evento, um deles sendo uma análise sobre a distribuição de transplantes renais no Brasil com autores de outras universidades do país. Para ele, a experiência de participar do Congresso Paulista de Cirurgia foi surpreendente.

“A experiência foi muito bacana e uma verdadeira realização. Esse foi o primeiro congresso médico em que eu tive a oportunidade de participar e por conta de toda a minha trajetória acadêmica eu fiquei muito feliz. Além disso, o networking é surpreendente, no Congresso Médico conhecemos muitas pessoas, pessoas do mundo inteiro e ter essa aproximação com profissionais gabaritados gera mais aprendizados ainda”, destaca.

Guilherme ressalta ainda que participar de eventos como esse  fornece um panorama maior da medicina e também traz motivação para continuar se atualizando, pesquisando e se envolvendo na área.

Vivência universitária

E a agenda da Medicina UNITAU está cheia, em setembro os estudantes da Universidade participarão de mais eventos, no início do mês estarão no Congresso Paulista de Urologia, onde haverá um curso voltado para alunos e também de uma competição de conhecimento médico entre ligas acadêmicas de urologia. No dia 14, os universitários do curso de Medicina participarão da Olimpíada de Medicina (OMED), organizada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Einstein, que é uma competição de conhecimento médico, onde terão a oportunidade de conhecer outros profissionais e alunos de outras instituições. Tudo isso objetivando o enriquecimento da vida acadêmica e da futura vida profissional deles.

Vestibular de Medicina

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 para o curso de Medicina nos campi de Taubaté e Caraguatatuba estão abertas. Para mais informações, acesse unitau.br/medicina.

Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU