Foto: Divulgação

Egresso de mestrado em Desenvolvimento Regional da UNITAU transforma dissertação em livro

Link curto: https://unitau.me/3yG6jDv

23/08/2024 17h01 ⋅ Atualizada em 18/11/2024 13h56

 

Cada vez mais, os profissionais têm entendido a importância da educação continuada, investido em cursos de pós-graduação e desenvolvido pesquisas que podem contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atuam. Foi exatamente isso que o jornalista Marcelo Hespaña, formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) fez. A tese de mestrado do também egresso do curso de pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional foi transformada no livro recém-lançado: "A Importância dos Treinamentos de Comunicação para Servidores".

“Percebi que, na administração pública, há um ambiente comunicativo muito desfavorável, que leva às ações de uma comunicação violenta. A partir daí, pensei em estudar quais seriam os efeitos para uma cidade e para o cidadão se os servidores pudessem ser treinados para melhorar o atendimento que prestam”, explica Marcelo Hespaña sobre o surgimento da proposta da pesquisa, agora adaptada em livro.

Durante os estudos no curso de mestrado, sob orientação da Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Hespaña analisou o impacto do treinamento criado por ele nos serviços públicos da cidade de Caraguatatuba e se deparou com dados que o surpreenderam. A pesquisa coletou informações de 318 servidores por meio de um questionário.

“Cem por cento dos pesquisados afirmaram ter melhorado a capacidade de serem mais pacientes e transparentes para responder aos questionamentos da população. Cem por cento dos pesquisados afirmaram ter melhorado a capacidade de ouvir o cidadão de forma mais eficaz e assertiva”, conta.

Ainda de acordo com a pesquisa, 95% dos servidores disseram que o treinamento os ajudou a ouvir melhor as pessoas, com educação, simpatia, empatia e de forma mais ativa; 97% dos servidores declararam que o treinamento os ajudou – muito ou parcialmente - a melhorar as relações interpessoais, num processo que exige uma comunicação mais eficiente; e 91% disseram ter tido um aprendizado para evitar brigas e discussões.

“Achei o conteúdo muito enriquecedor e que os dados precisavam ter mais divulgação, para ajudar na conscientização das administrações públicas do país. Muita gente, infelizmente, tem preconceito em ler estudos acadêmicos, porque acham que será burocrático. O livro é mais popular e atrai mais a atenção das pessoas”, conta o jornalista sobre a ideia de transformar a tese de mestrado em livro.

O egresso da UNITAU Marcelo Hespaña

O jornalista e pesquisador destaca que exercer a comunicação pública eficaz e empática é uma tarefa difícil, mas um dever do servidor e um direito do cidadão. No entanto, quase sempre, prefeitos e secretários são preparados para esse exercício, enquanto o servidor, que atende o cidadão no dia a dia, não costuma ter acesso a treinamentos.

Com os dados relevantes obtidos na pesquisa e a possibilidade de conscientizar gestores sobre a importância da comunicação no serviço público, Marcelo Hespaña decidiu, então, transformar o conhecimento produzido no mestrado em algo acessível para a comunidade.

“Acho que essa foi minha missão desde o primeiro dia no mundo acadêmico. Sempre trabalhei com comunicação e acho que a academia precisa, sim, conversar com o público externo de uma forma mais plural e simples. E transformar uma dissertação em um livro é um dos caminhos que considero interessante para gerar essa comunicação entre as partes”, completa.

Para saber mais sobre o mestrado e o doutorado em Desenvolvimento Regional e demais cursos de pós-graduação da UNITAU, acesse unitau.br/pos-graduacao.

ACOM/UNITAU