Link curto: https://unitau.me/3MddRQU
16/08/2024 09h24 ⋅ Atualizada em 14/11/2024 14h04
A Universidade de Taubaté (UNITAU) foi eleita como a Instituição com mais bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Vale do Paraíba. No último edital CNPq, ao todo, foram 27 projetos contemplados dentro das grandes áreas de Humanas, Exatas e Biociências.
O resultado mostra o compromisso da Universidade com a difusão de conhecimentos científicos à comunidade. Há mais de 15 anos, a UNITAU busca o aperfeiçoamento de qualidade no seu programa de Iniciação Científica. Ensinar o aluno a desenvolver um olhar pesquisador irá permitir a oportunidade de aprimorar o olhar crítico, contribuindo para superação de desafios por meio de ideias inovadoras.
A Universidade de Taubaté oferece três modalidades de bolsas pelo programa de Iniciação Científica. O coordenador do programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNITAU, Prof. Dr. Itamar Alves Martins, explica sobre cada modalidade. “A Universidade concede, no primeiro semestre, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), para graduação e para Ensino Médio, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambas financiadas pelo CNPq. Já no segundo semestre, as bolsas PIBIC e PIBITI são ofertadas pela própria Universidade. Por fim, também é oferecido em edital de fluxo contínuo o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICVOL)”.
O docente ainda ressalta como a pesquisa científica pode impactar no currículo profissional. “Durante a realização dos projetos de iniciação científica, o aluno de graduação tem contato direto com as experiências metodológicas de uma pesquisa científica [...] Todo esse processo auxilia muito na conduta e aproveitamento desse aluno nos cursos de graduação, possibilitando o ingresso, com sucesso, em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado”.
Para saber mais sobre as 27 pesquisas contempladas, clique aqui para os projetos PIBIC e aqui para os projetos PIBITI.
Como forma de apresentar os resultados dos projetos, fazer networking, adquirir conhecimento e promover palestras e workshops, a Universidade de Taubaté promove o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). Neste ano, a 13ª edição do evento tem como temática "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
O congresso, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro, está com inscrições abertas para congressistas e para trabalhos, em 12 categorias diferentes. Para saber mais informações sobre o evento, acesse a página do Cicted.
Isabella Maciel
ACOM/UNITAU
- Alinhada à nova legislação, UNITAU promove leilão de prédios
- Docente do Mestrado UNITAU destaca inovações e desafios da formação de educadores no X FOMPE
- UNITAU oferece curso de Eletrotécnica Industrial voltado às demandas da indústria moderna
- UNITAU EAD: formação de excelência em bacharelado e cursos tecnólogos