Link curto: https://unitau.me/3yyplLK
09/08/2024 16h01
Semana Jurídica, Ciências jurídicas, Direito
Entre os dias 12 e 16 de agosto, o Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove a 44ª Semana Jurídica Científica. O evento celebra os 30 anos do Estatuto da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e traz palestras e apresentações de artigos científicos. Ademais, a iniciativa busca auxiliar o universitário a compreender o quão abrangente é o mundo jurídico, nas múltiplas áreas do Direito, além de apresentar a eles a magnitude da OAB.
A nova edição conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Liga Acadêmica do Júri e da Liga Acadêmica de Arbitragem, ambas da UNITAU, e o patrocínio da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).
O Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior, docente do curso de Direito e um dos organizadores do evento, destaca que a semana pedagógica além de auxiliar no desenvolvimento acadêmico contribui para a relação aluno e instituição.
“A Semana Jurídica Científica faz com que o estudante enxergue a UNITAU como a instituição responsável por dar condições para que ele possa prestar o exame da OAB”, destaca.
O docente ressalta ainda que o evento também é uma oportunidade de realizar o networking entre o profissional experiente na área e a nova geração de advogados, além de proporcionar uma formação acadêmica visando a carreira profissional do aluno UNITAU.
“O aluno vai ter contato com os advogados já formados, advogados que estão atuando em comissões da OAB e irá entender a importância do exame da instituição. A relevância desta interação é fazer com que a Universidade de Taubaté e OAB estejam cada vez mais próximas”.
A 44ª Semana Jurídica Científica oferece palestras, workshops e júris simulados com a participação de especialistas renomados na área, além da apresentação de artigos científicos pelos alunos do curso de Direito da UNITAU e advogados.
Entre os destaques da programação está a palestra “Tribunal do Júri: Participação popular e princípios constitucionais”, que será realizada pelo defensor público, Dr. Ruy Freire Ribeiro Neto, pós-graduado em direito processual penal e o Dr. Daniel Estefano Santos, professor de direito penal na UNITAU e coordenador do observatório de violência da instituição, além de ser delegado de polícia e especialista em direito público.
O evento é gratuito e aberto à comunidade, porém para alunos que desejam ter certificado de participação é necessário fazer a inscrição. Para ver a programação completa e se inscrever no evento acesse o link.
A 44ª edição da Semana Jurídica tem uma novidade: o incentivo à apresentação de pesquisas científicas.
“É muito importante o aluno começar a fazer pesquisa científica para entender sobre ética na advocacia, a relação do advogado com o cliente, [assim como a] parte de honorários da advocacia. Essa é a nossa expectativa. Não deixar o aluno ir para o mercado de trabalho e esquecer da relação científica, porque qualquer pedido judicial, uma petição, ele precisa estar aprimorado, ele precisa conhecer a parte da ciência”, afirma.
O intuito do processo científico no Departamento de Ciências Jurídicas é fortalecer a UNITAU como uma universidade “cientificamente” preparada para o meio externo.
As semanas pedagógicas são momentos onde a Universidade abre as portas para que a comunidade possa conhecer mais a rotina dos universitários, além de discutir temas importantes com especialistas da área.
Eduardo Loreno
ACOM UNITAU
- Candidatos à prefeitura de Taubaté participam da Sabatina UNITAU
- Inscrições para Congresso de Ciência da UNITAU seguem abertas até 30 de setembro
- UNITAU promove Semana Pedagógica que integra Biologia, Biomedicina e Estética e Cosmética
- Pesquisa de professor da UNITAU sobre biocombustível leva inovação para evento internacional