Link curto: https://unitau.me/4drsX0T
31/07/2024 16h24 ⋅ Atualizada em 02/08/2024 11h01
O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE), da Universidade de Taubaté (UNITAU), está com vagas abertas para a formação de novas turmas nos cursos de inglês para maturidade, dança circular e pintura em tela para idosos. Ao todo são 65 vagas disponíveis, sendo 15 para pintura e 25 para as demais atividades. Para participar é necessário ter no mínimo 45 anos de idade. As aulas acontecem no campus Bom Conselho, às terças-feiras, das 14h às 16h.
Desde 2001, o PAIE contribui para que as pessoas possam envelhecer de forma ativa e saudável. A coordenadora do Programa, Profa. Dra. Vania Maria de Araújo Giaretta, explica como funciona a didática dessa atividade de extensão.
“O envelhecimento de forma ativa passa pela atuação de profissionais da saúde, da educação e da cultura. Quando trabalham juntos, eles oportunizam aos idosos momentos de discussão e reflexão sobre o envelhecimento e a população em geral. Dessa forma, mantêm-se atualizados, visualizam a importância de se manterem ativos, tanto para o corpo, quanto para a mente e a alma”, afirma a docente.
Ela ainda diz que, assim, as pessoas envelhecem de forma consciente sobre o papel na sociedade e sobre as próprias necessidades também, como o acesso e a acessibilidade a qualquer espaço na cidade. Como consequência, os idosos se tornam mais ativos, interativos e participativos.
O curso de Pintura em Tela Para Idosos colabora com o bem-estar do indivíduo, tanto no aspecto físico quanto mental. Ele proporciona o desenvolvimento da capacidade para elaborar trabalhos criativos, como compor um quadro.
A professora do curso de pintura, Sueli Marcon, destaca que as aulas propiciam uma visão mais positiva em relação à família. “Eles também são capazes de ter uma melhor participação social na comunidade, fazem amizades e têm os trabalhos admirados pelas pessoas do campus Bom Conselho [por meio de exposições], contribuindo com a autoestima deles”, declara.
A prática promove ainda o desenvolvimento de habilidades, como a criatividade, a coordenação motora, o foco e a pesquisa. Edileusa Cavalari da Silva participa do PAIE desde 2008 e fala dos benefícios que percebe ao participar do programa.
“O PAIE é essencial, necessário e indispensável para a terceira idade. É um projeto que instrui, transforma e ensina. Lá temos atividades físicas e mentais. Temos também contato com os universitários, enfim, de forma geral, aprendemos a lidar melhor com o envelhecimento”, destaca.
O curso Inglês para maturidade ensina o idioma e desperta o interesse para os conhecimentos culturais e linguísticos dos países nativos. Em todas as aulas, os estudantes treinam a conversação, a pronúncia, o vocabulário, a escrita e a leitura. Dividido em quatro módulos, o curso aborda desde o uso de verbos e pronomes, a tempos verbais e interpretação de textos.
A professora de Inglês, Ana Maria Mendes Buselli, explica porque um idoso deve aprender a língua. “O inglês está em todo lugar, a começar pelo ‘delivery de comida’, ‘descontos de 50% off’ nas lojas do shopping e em muitas outras situações. Geralmente, os idosos já são aposentados e costumam ter mais oportunidades de viajar ao exterior. Entender, pelo menos um pouco, outra cultura já é sensacional!”, pontua a docente.
Ela também explica os benefícios da prática de comunicação em outra língua para os idosos. Segundo ela, além de ser benéfico para evitar doenças como Alzheimer e outras, o fato de se comunicar em outra língua, entender músicas e filmes pode ser extremamente prazeroso.
O curso Danças Circulares trabalha, por meio de coreografias e músicas, a memória, a lateralidade, sequência e valorização de cada pessoa como ser importante e participativo. A atividade envolve expressão corporal e auditiva, além de valorizar o trabalho coletivo e em grupo.
Os encontros semanais têm a finalidade de proporcionar bem-estar e leveza aos participantes, estimulando o coletivo, com coreografias e movimentos de inclusão. E, claro, trazendo um novo olhar para o mundo.
Informações e inscrições:
Para se inscrever e saber mais sobre os cursos do PAIE basta clicar aqui
Elifas Magalhães
ACOM/UNITAU
- Pesquisa de professor da UNITAU sobre biocombustível leva inovação para evento internacional
- UNITAU realiza sabatina com os candidatos à Prefeitura de Taubaté
- Medicina UNITAU participa de Congresso Paulista de Urologia
- UNITAU lança nova série de conteúdos informativos sobre as eleições