Professores da UNITAU durante Profoco realizado no primeiro semestre. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Uso da inteligência artificial e inclusão na educação são temas de formação para professores da UNITAU

Link curto: https://unitau.me/46mR4LK

25/07/2024 11h55 ⋅ Atualizada em 14/11/2024 21h00

 

O papel da inteligência artificial na educação e a importância da inclusão acadêmica para o futuro da sociedade. Esse é o fio condutor da série de atividades que a Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece aos professores da instituição no Programa de Formação Continuada (Profoco) entre 29 e 31 de agosto.

Com o tema “Sintonizando os próximos 50 anos: entre a Inteligência Artificial e a Inclusão Acadêmica”, o Profoco tem o propósito de preparar o corpo docente da Universidade e da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, o Colégio UNITAU, para os novos desafios do ensino.

“Pensamos em atividades que façam a diferença no dia a dia do docente em sala de aula. No Profoco, oferecemos oficinas e propomos debates que possam ajudar o professor a desempenhar as atividades alinhadas às novas tendências da educação, como o uso da inteligência artificial, sem deixar de lado questões importantes, como a acessibilidade e a inclusão”, afirma a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Mayra Cecília Dellu.

Ao longo de três dias, os mais de 500 professores podem participar de palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos que devem proporcionar trocas de conhecimento e de experiências.

“A inclusão no ambiente acadêmico busca promover a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas origens, condições socioeconômicas ou necessidades. Acreditamos que a diversidade é fundamental para a construção de um ensino mais inclusivo e justo”, destaca a Pró-reitora.

A professora reforça, ainda, a relevância da inteligência artificial na educação, que tem influenciado a forma como os alunos aprendem e como os professores ensinam. “Daí a necessidade de que os docentes se atualizem e se preparem para o uso dessa tecnologia de forma eficiente e ética, como foco sempre nos alunos.”

As inscrições para o Profoco devem ser feitas na plataforma Even3. Além de realizar a inscrição no evento, os participantes também precisam se cadastrar em cada uma das atividades. Confira a programação completa em unitau.me/profoco.

ACOM/UNITAU