Universitários podem aprender na prática atividades relacionadas à graduação (Foto: Eduardo Loreno/ACOM UNITAU)

Bolsas de estudo UNITAU oferecem diversas experiências durante jornada acadêmica

Link curto: https://unitau.me/4cG44y0

02/07/2024 16h43 ⋅ Atualizada em 02/07/2024 16h48

Graduação, Bolsa de estudo, PRE

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece diversas oportunidades de bolsas de estudo para os universitários, são bolsas destinadas por meio da Pró-reitoria Estudantil que visam auxiliar o estudante na jornada acadêmica.

Há bolsas para ingressantes do vestibular UNITAU e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ex-alunos do Colégio UNITAU, novos estudantes que desenvolverem trabalhos artísticos, recém chegados que possuírem um ou mais familiares na Instituição, além de outras oportunidades. 

Para aqueles que já são da casa, a Universidade oferece bolsas para alunos que apresentarem maior aproveitamento escolar no 1º semestre de 2024, estudantes que realizarem rematrícula para o 2º semestre. Entre as modalidades, há também a bolsa aprimoramento que permite que o universitário aprenda na prática a profissão que escolheu. Este é o caso da bolsista do 1º semestre do curso de Direito, Maria Luiza Silva. 

“Eu consegui ter mais noção do que é o Direito e como ele atua em defesa dos seus clientes. Com a bolsa tenho acesso às pessoas e as dificuldades que elas encontram, assim eu posso auxiliar, seja fazendo uma audiência ou analisando processos. Além disso, a bolsa me trouxe contato com profissionais, e consequentemente, influência, pois estou me tornando mais conhecida no ramo e ainda estou ganhando conhecimentos prático”, enfatiza Maria.

Para a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, ofertar bolsas de estudo é fundamental para reforçar o papel da Universidade como agente de transformação social.

“A bolsa é uma forma de promover a inclusão de alunos em vulnerabilidade social que não teriam condição de pagar integralmente um curso, além de possibilitar aos bolsistas vivências que ampliam o universo profissional e relacional, dando a eles a chance de expandir seus horizontes”.

A graduanda do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo e bolsista aprimoramento no Setor de Projetos, Heloísa Leo Santos, ressalta que a oportunidade auxilia muito na formação universitária. “A bolsa favorece o desenvolvimento acadêmico e a jornada profissional, ajudando a gente a se inserir no mercado de trabalho e entender como tudo funciona, permitindo também o contato com obras e arquitetos, o que garante um networking precioso para vida após a graduação,” afirma.

A aluna finaliza dando uma dica para aquelas pessoas que estão desistindo da graduação por conta da questão financeira. “Eu aconselho 100% a buscar um estágio ou até mesmo [tentar] uma bolsa que a UNITAU oferece, porque isso te motiva a continuar e dá reconhecimento ao seu trabalho”. 

Serviço

As bolsas de estudo são um incentivo a mais da UNITAU ao aluno, possibilitando vivências em atividades relacionadas à sua área ou experiências extensionistas, de pesquisa e de ensino. O estudante beneficiado é auxiliado não só financeiramente, mas também acadêmica e profissionalmente, além de possibilitar a ele um conhecimento mais abrangente acerca da Universidade, os setores os e projetos, o que favorece o vínculo e a sensação de pertencimento institucional.

Para ter acesso aos detalhes de cada bolsa de estudo que a UNITAU oferece, acesse este link.

Vestibular de Inverno

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 estão abertas, ao todo são mais de 15 cursos oferecidos. A prova online pode ser feita gratuitamente, a qualquer hora e dia. Para mais informações acesse unitau.br/vestibular

Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU