Aluno da UNITAU é um dos 90 escolhidos para participar do CREA-Jovem | Foto: Arquivo pessoal

Universitário de Engenharia Aeronáutica representa a UNITAU pela primeira vez na imersão do CREA-Jovem

Link curto: https://unitau.me/3RHJV2v

28/06/2024 12h04

Imersão, CREA-Jovem, Aluno, Engenharia, Oportunidade, Engenharia Aeronáutica

 

Já imaginou poder ser o primeiro a representar a sua Universidade em um encontro que reúne jovens profissionais e estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o estado de São Paulo? João Pedro Tourinho de Castro sabe exatamente qual é a sensação. O universitário do 5° semestre do curso de Engenharia Aeronáutica teve a oportunidade de representar a Universidade de Taubaté (UNITAU) no CREA-Jovem, o programa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), voltado para integrar, preparar e oferecer as melhores oportunidades para alunos e recém formados.

O CREA-Jovem contou com a participação de 42 Instituições de Ensino Superior, e João Pedro foi um dos 90 selecionados para essa oportunidade. Durante os quatro dias de imersão, ele entendeu sobre o funcionamento e a importância do órgão de classe, bem como se aprofundou sobre as atribuições de cada profissão, familiarizou-se com a atuação ética e o correto exercício da profissão. Além da bagagem técnica, a vivência inspirou o estudante a continuar trilhando seu caminho na profissão a partir das histórias que ouviu de quem tem mais experiência na área. “A parte técnica é muito importante, mas você estar em contato com profissionais da área e eles estarem completamente abertos a conversar com a gente, foi o diferencial”, destaca o universitário. “Conheci excelentes profissionais e estudantes (...) consegui aumentar minha rede de contatos e já estou conversando com eles [profissionais e alunos] sobre a área”, completa.

Jornada acadêmica

João Pedro iniciou sua jornada acadêmica com metas claras sobre como trilhar o seu futuro profissional. Participar dos eventos oferecidos pela Universidade fez toda a diferença, porque foi dessa maneira que o universitário soube sobre o estágio visita oferecido pelo CREA-SP, por exemplo. “Desde o primeiro dia em que pisamos na Universidade, independente do curso, temos que agir e pensar como os profissionais que queremos ser”, sugere.

O incentivo dos professores da Universidade também foi um dos principais fatores para o futuro engenheiro continuar motivado para perseguir suas metas profissionais. “Todos os professores que eu tive desde o primeiro semestre até agora foram excelentes pessoas e profissionais, que nos mostraram como é a vida aqui fora. Tenho muito orgulho da UNITAU, pois ela me abraçou”, pontua o universitário.

O estudante retornou do CREA e já partiu para outra aventura: México. O universitário, viajou para o país a trabalho. “Estar indo para o terceiro ano da faculdade, e já ter conseguido essa oportunidade de trabalhar em uma empresa multinacional e poder viajar com o meu departamento, foi uma experiência indescritível", complementa o universitário.

Apesar de ainda estar trilhando seu caminho profissional, o universitário já está colhendo bons frutos. “A cada dia que passa, eu tenho aprendido mais. Cabe a nós nos dedicarmos todos os dias, estudarmos e darmos o máximo para sermos profissionais melhores”, comenta.

Amanda Ávila
ACOM/UNITAU