Iniciativa busca colaborar para negociações de pequenas causas (Foto: Pedro Silvini/ACOM UNITAU)

Juizado Especial Cível na UNITAU completa 25 anos de atendimento à população taubateana

Link curto: https://unitau.me/3XHNdH1

27/06/2024 09h57

Conhecimento, Ciências jurídicas, Direito

 

Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 16 em proporcionar o acesso à justiça para todos, o Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) conta, há 25 anos, com o Cartório Anexo Juizado Especial Cível (JEC).

O JEC foi criado a partir da Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995, e visa desafogar o judiciário e democratizar o acesso à Justiça, em causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo com procedimentos mais dinâmicos e simples.

O docente do curso de Direito da UNITAU Prof. Me. Fernando Gentil Gizzi de Almeida Pedroso explica que a Universidade é a única instituição de ensino superior em todo o estado de São Paulo a ter um convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo com funcionamento do juizado dentro do campus.

“Nessa proposta, atenta-se que há um convênio entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Universidade de Taubaté , de maneira que os juizados funcionam dentro do Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU, algo único em todo estado de São Paulo", afirma o professor.  

A prática para os futuros advogados é essencial para integração com a atividade profissional jurídica, mas também uma prática que visa ajudar a comunidade, levando prestação jurisdicional.

“Ter contato, desde o início da graduação, com as atividades profissionais é um privilégio que a universidade nos proporciona. Entender como são realizadas as atividades no dia a dia profissional é muito importante para a formação, traz mais clareza para o que aprendemos em sala de aula e nos prepara para o futuro profissional”, afirma o estudante do 9º semestre em Direito, Leonardo Lourenço da Silva.

O atendimento ao público ocorre no Departamento de Ciências Jurídicas localizado na Praça. Dr. Barbosa de Oliveira, 285, Centro de Taubaté. O horário de atendimento é das 13h às 17h, telefone: (12) 3625-4170.

Vestibular de Inverno

O curso de Direito UNITAU está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024. A prova online pode ser feita gratuitamente, a qualquer hora, sete dias da semana. Para mais informações acesse unitau.br/vestibular.

Pedro Silvini
ACOM/UNITAU