Equipes do Rondon reunidas em preparativos para as expedições. Foto: João Rangel - ACOM/UNITAU

UNITAU participa de duas operações nacionais do projeto RONDON e cria edição regional em Lagoinha

Link curto: https://unitau.me/45EORLy

26/06/2024 09h46 ⋅ Atualizada em 13/11/2024 21h05

 

Enquanto, para alguns, o mês de julho é sinônimo de férias, para um grupo 36 de alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU), o período será de muito trabalho em prol da comunidade. A partir da próxima semana, parte do grupo embarca para o Projeto Rondon, realizado pelo governo federal por meio do Ministério da Defesa. Neste ano, a iniciativa acontece nos estados de Pernambuco e Rondônia. Além disso, em comemoração aos 50 anos da UNITAU, a instituição preparou uma edição regional do Rondon na cidade de Lagoinha.

O Projeto Rondon visa contribuir com o desenvolvimento da cidadania dos universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.

Para os estudantes da UNITAU, às vésperas das expedições, o clima que predomina é de ansiedade por poder viajar e participar da prática extensionista nas comunidades do Norte e Nordeste, além da edição regional, no Vale do Paraíba. 

“Espero trazer muito conhecimento na bagagem, voltar outra pessoa, conhecer novos costumes, culturas, pessoas e ter trocas de informações [...] A UNITAU foi a porta de entrada para esse processo", afirma a aluna do 5º semestre de Agronomia, Deborah Ribeiro de Aguiar Mello, que integra a equipe do Rondon nacional que vai atuar na operação Sentinelas Avançadas 2, em Machadinho D’Oeste, Rondônia.

Nas ações nacionais, que ainda incluem a operação Velho Chico, em Pernambuco, os municípios receberão atividades por duas semanas, por meio dos universitários que fazem parte de instituições de ensino superior de todo o país. A ideia é levar oficinas e práticas em diferentes áreas do conhecimento e abordar temas como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.

A Profa. Ma. Aline Liz de Faria, que acompanhará a operação em Rondônia, explica como o projeto contribui para a formação dos acadêmicos e ajuda no desenvolvimento de diferentes habilidades. 

“É uma grande oportunidade de nossos alunos desenvolverem papéis que vão além da formação acadêmica, construindo alicerces fortes na melhoria do nosso país. Poder participar do Rondon é uma oportunidade de vivenciar as questões sociais e, por meio da ciência, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma a docente.

A Operação Sentinelas Avançadas 2 tem início em 9 de julho, em Rondônia, e passará pelos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho d' Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.

Já a Operação Velho Chico, a partir de 4 de julho, no estado de Pernambuco, com atuação nas cidades de Afrânio (destino dos alunos da UNITAU), Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade.

UNITAU promove desenvolvimento social no Vale do Paraíba com edição do Rondon regional em Lagoinha 

Como parte das comemorações do Jubileu de Ouro da UNITAU, a Pró-reitoria de Extensão da Universidade de Taubaté criou uma edição especial do projeto Rondon, com uma ação regional na cidade de Lagoinha. 

A partir de 11 de julho, 15 universitários dos cursos de graduação e mais cinco mestrandos e doutorandos dos cursos de pós-graduação da instituição embarcarão para a cidade Lagoinha, onde realizarão ações extensionistas com a comunidade.

“A UNITAU tem anos de experiência com o Rondon nacional e tem feito a diferença em comunidades nas regiões mais remotas do nosso país. Então, nesse ano de festa pelos 50 anos da nossa Universidade, decidimos aplicar todo esse conhecimento para promover a transformação social e o desenvolvimento aqui na nossa região”, afirma a Pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

Pedro Silvini
ACOM/UNITAU