Treinamento potencializa o conhecimento das egressas para atuação na Alemanha (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Egressas da Pedagogia UNITAU recebem treinamento de primeiros socorros antes de embarcarem para intercâmbio na Alemanha

Link curto: https://unitau.me/3VZE4se

26/06/2024 08h50 ⋅ Atualizada em 26/06/2024 10h58

Egresso, Graduação, Enfermagem, Pedagogia

Na última sexta-feira (21), egressas do curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU)  participaram de um treinamento prático de primeiros socorros com orientações da Profa. Ma. Maria Cecília Nakamiti do curso de Enfermagem. As pedagogas participarão de um intercâmbio na Alemanha.

Durante o treinamento, houve orientações de primeiros socorros, como  massagens cardiorrespiratórias, queimaduras, ferimentos externos e internos e sobre emergências possíveis relacionadas às crianças de diversas idades.

A docente explica a importância do uso dos métodos em emergência para os profissionais da educação e para o cotidiano das pessoas que convivem com crianças, em especial para a viagem das egressas.

“É fundamental para as egressas terem noções de primeiros socorros para que saibam como prestá-los com qualidade e eficiência em alguma emergência. Ter tanto a teoria quanto a prática de como prestar socorro a um acidentado de forma eficaz e imediata pode salvar a vida da criança. É necessário que todos os profissionais que lidam com crianças saibam como agir e, principalmente, aqueles que estão envolvidos no intercâmbio”, enfatiza a Profa. Maria Cecília.

Treinamento contou com atividades práticas (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Os acidentes são as principais causas de mortes entre crianças que estão na faixa etária de 1 a 14 anos de idade. “E entre essas principais causas, podemos destacar o engasgo e o sufocamento, que também vem seguido da própria parada cardiorrespiratória, decorrente dessas principais causas. Então, se faz necessário que o profissional de Pedagogia, que atua com crianças nessa faixa etária, tenha funções de primeiro socorro para prevenir complicações e também pode ser determinante para salvar a vida da criança”, analisa a professora.

Com o treinamento tanto técnico quanto prático, as egressas puderam tirar dúvidas e aprender a necessidade do uso dos primeiros socorros no dia a dia, assim como puderam diferenciar atitudes necessárias para uma emergência e as atitudes que não são.

Treinamento contou com bolsistas de Enfermagem e egressas da Pedagogia (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

“Sempre falávamos sobre a importância de ter um conteúdo a mais sobre os primeiros socorros, porque as crianças são sujeitas a muitas situações de risco e muitas crianças passam boa parte do seu dia no ambiente escolar, ou seja, é muito mais recorrente que tenha acidentes durante brincadeiras e atividades. Por isso é muito importante que o professor tenha alguns conhecimentos e não siga o senso comum”, comenta Pietra Motta.

Sobre o intercâmbio

No último semestre do curso de Pedagogia, uma oportunidade única surgiu para Pietra Motta de Castro e suas amigas. O diretor do departamento as convidou para participar de um intercâmbio na Alemanha. Em julho, Pietra e as colegas embarcam para a Alemanha.

“Uma das minhas expectativas, claro, é conseguir melhorar meu currículo, aprender uma nova língua, ter contato com uma cultura bem diferente da nossa, mas que é tão rica quanto, e poder ter [contato com esse] esse multiculturalismo [...] e que a gente possa se reunir e trocar experiências”, comenta a egressa.

O diretor do Departamento de Pedagogia, Prof. Dr. Cesar Augusto Eugênio, ressalta a importância do intercâmbio para a instituição. "Para o curso de Pedagogia da UNITAU, a oportunidade de dialogar com a cultura alemã, na cidade de Fulda, é ímpar. Considerando as condições sócio-históricas e a maneira como se concebe a educação na Alemanha, essa imersão permitirá aos alunos analisarem uma realidade diferente, identificar pontos em comum e explorar possibilidades de inovação em nossas práticas pedagógicas."

Vestibular de Inverno

O curso de Pedagogia UNITAU está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024. A prova online pode ser feita gratuitamente, a qualquer horas, 7 dias da semana. Para mais informações acesse unitau.br/vestibular

Bia Alves
ACOM UNITAU