Link curto: https://unitau.me/4cnlek0
18/06/2024 10h09 ⋅ Atualizada em 16/11/2024 02h39
O Festival de Criatividade do Vale do Paraíba, Fest'Ideias, acontece neste sábado (22), no Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos, que completa 100 anos em 2024. A identidade visual do evento é assinada por um talento local: Vitor Carvalho, estudante do 3º semestre de Design Gráfico da Universidade Taubaté (UNITAU).
A Associação dos Profissionais de Propaganda do Vale do Paraíba (APPVale) fomenta discussões e debates acerca da atuação dos publicitários na região, além de promover a conexão com os estudantes da área. Além disso, mais de 60% dos membros da diretoria da entidade são egressos da UNITAU. A Instituição é parceira do evento por meio da criação da identidade visual, peças publicitárias e produção de vídeos feitos pela TV UNITAU.
A escolha do jovem designer para criar a identidade visual do evento reforça o compromisso da UNITAU de viabilizar que o aluno vivencie, ainda na graduação, experiências profissionais. O processo de criação começou com um brainstorm, pensando sobre como representar a ideia do festival. “Por ser uma produção inédita, encontrar algo que sintetizava sua forma se mostrou um desafio no começo, mas após algumas propostas optei por ilustrar as duas principais abordagens do evento, a tecnologia, e o principal, a criatividade”, destacou o universitário.
Estudante de Design Gráfico UNITAU, Vitor Carvalho (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)
Há cerca de um ano, Vitor conta com a Bolsa Aprimoramento da Universidade de Taubaté, benefício que possibilita que os universitários possam aprender mais sobre a profissão em setores ligados à graduação que cursam na Instituição. Na Central de Comunicação (ACOM), supervisionado por publicitárias, ele coloca em prática o que aprende em sala de aula e enriquece o portfólio profissional.
“Por meio da Bolsa Aprimoramento, tive a chance de produzir muitos materiais que são extremamente necessários e importantes para minha formação, proporcionando conteúdo e conhecimento para meu currículo e portfólio, sendo um grande diferencial para começar minha carreira profissional. Na ACOM, também posso vivenciar o ambiente de uma agência, onde tenho contato com vários profissionais, me aproximando e preparando para o mercado de trabalho, através do suporte e vivências que eles me proporcionam”.
Para a Diretora de Arte da ACOM e egressa em Publicidade e Propaganda pela UNITAU, Nádia Lemos, a atividade proporciona aos alunos a chance de se conectarem com a área, experimentando os conhecimentos e as habilidades.
"É extremamente positivo que, ainda na graduação, os alunos tenham a oportunidade de criar a identidade visual para grandes eventos, como o Fest'Ideias", afirma Nádia. "Isso também promove o networking com profissionais experientes da área, criando uma ponte direta com o mercado de trabalho regional."
O Fest'Ideias é uma iniciativa da APPVale que visa promover a troca de ideias e experiências entre profissionais e estudantes da área criativa. Dos 12 palestrantes do festival, sete deles são egressos da Universidade de Taubaté, entre eles: Mah Lobo, Arison Sonagere e Deise Morais.
“A UNITAU é uma das maiores formadoras de mão de obra altamente qualificada para o mercado de comunicação do Vale do Paraíba e é engrandecedor para a atuação da APPVale contar com o seu apoio em nossos eventos”, destaca o publicitário e diretor da Associação, Josué Brazil.
O evento contará com palestras, painéis e workshops, abordando temas como: fotografia, artes visuais, influenciadores digitais, meditação criativa, criação publicitária, economia criativa e inteligência artificial. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link.
ACOM/UNITAU
- UNITAU abre vagas para transferência externa e interna para Medicina
- UNITAU vende prédios ociosos para construir campus integrado no Bom Conselho
- Vestibular de Verão 2025: UNITAU oferece bolsas e oportunidades para graduação
- Departamento de Fisioterapia da UNITAU inicia nova fase com continuidade na gestão
- Universitários representam a UNITAU em operações no Sul de Minas Gerais pelo Projeto Rondon