Atividades contaram com a participação dos alunos de História (Foto: Profa. Dra. Rachel Duarte/História UNITAU)

História UNITAU realiza atividades extensionistas com universitários

Link curto: https://unitau.me/4b3n5cJ

14/06/2024 14h58

Cultura, Ciências Sociais e Letras, História

 

O Departamento de História da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu, no último sábado (8), visitas técnicas como parte da 8ª Semana Nacional de Arquivos. Os locais visitados foram o acervo histórico “Dr. Felix Guisard Filho” junto à biblioteca histórica “Profa. Maria Morgado de Abreu” colocando os universitários em contato com diferentes tipos de acervos e arquivos de importância histórica.

A Semana Nacional de Arquivos buscou trazer visibilidade aos diferentes tipos de acervos e pesquisas para o público, além de ampliar a inclusão digital e social. O tema central deste ano foi “Arquivos acessíveis” objetivando a promoção da conscientização sobre a importância da acessibilidade nos arquivos e democratizar o acesso à informação documental.

As visitas técnicas foram de extrema importância para os estudantes do curso de História que além de conhecerem e terem acesso a documentação de valor histórico e cultural de Taubaté é uma grande fonte de referência para os trabalhos que podem realizar, assim explica a coordenadora do curso de História, Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.

“O Arquivo Histórico e a Biblioteca são muito ricos e oferecem possíveis fontes para o desenvolvimento das pesquisas de Iniciação Científica e de Trabalhos de Conclusão de Curso aos alunos do Curso de História da UNITAU” ressalta a docente.

Cultura que vale

Além da visita, o departamento, por meio do projeto “Cultura que Vale”, também promoveu, na última quarta (12), atividades culturais no município de São Luiz do Paraitinga. Fizeram parte da programação: apresentações musicais, projetos desenvolvidos em conjunto das escolas Monsenhor Ignácio Gióia e Monteiro Lobato e visitas a pontos turísticos da cidade.

(Foto: Profa. Dra. Rachel Duarte/História UNITAU)

“A atividade alcançou os objetivos de promover a cultura e o intercâmbio de saberes no Vale do Paraíba. Os alunos se interessaram pelo patrimônio, pela história da cidade de São Luiz do Paraitinga e demonstraram autonomia e compromisso.” avalia a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.

O projeto “Cultura que Vale” tem o objetivo de viabilizar a valorização dos aspectos culturais da comunidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, conhecendo, preservando a história, a memória e o patrimônio.

Vestibular de Inverno

As inscrições para o Vestibular de Inverno para o curso de História estão abertas. A prova online pode ser feita, gratuitamente, a qualquer dia e a qualquer momento. Para mais informações acesse unitau.br/vestibular.

Pedro Silvini
ACOM/UNITAU