Foto: Câmara Municipal de Taubaté/ Divulgação

UNITAU abre inscrições para mestrados em Desenvolvimento Regional

Link curto: https://unitau.me/3KKkNEp

11/06/2024 11h02 ⋅ Atualizada em 11/06/2024 12h08

Taubaté, Caraguatatuba, Pós-graduação, Desenvolvimento regional, Mestrado

 

Os mestrados em Planejamento e Desenvolvimento Regional (Taubaté) e em Gestão e Desenvolvimento Regional (campus Caraguá) da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão com inscrições abertas. Os cursos são direcionados a todas as pessoas que têm ensino superior completo e buscam, por meio de uma formação interdisciplinar, o aprofundamento no estudo de questões socioprodutivas, locais e regionais.

O Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional (MPDR) é um curso que tem tradição na Universidade em Taubaté. É responsável pela formação de mestrandos desde 2010 e agora inicia o processo seletivo para a 18ª turma. A pós-graduação apresenta o estudo da dinâmica territorial, analisando os processos de ocupação regional no âmbito econômico, político, social e ambiental. Ademais, o mestrado reflete sobre as iniciativas planejadas de desenvolvimento de um território em prol do desenvolvimento regional, buscando melhorar a qualidade de vida, por meio de ações de sustentabilidade.

Já o Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR), responsável pela formação de mestrandos desde 2000, agora inicia o processo seletivo para a 29ª turma, sendo a terceira turma no campus Caraguatatuba. O curso forma gestores, em parceria com as prefeituras da região, com foco em contribuir para o processo de desenvolvimento do Litoral Norte. O mestrado tem linhas de pesquisas ajustadas ao estudo do comportamento, das condições de vida, das políticas públicas e da gestão da saúde e dos recursos. O objetivo é, por meio das ciências sociais aplicadas, metodologias e tecnologias, ajudar na construção de novas respostas às demandas vinculadas à sustentabilidade do desenvolvimento local e regional.

Sobre a importância do curso de Gestão e Desenvolvimento Regional em Caraguatatuba, o coordenador geral do mestrado, Prof. Dr. Edson Trajano, explica que o Litoral Norte é uma das regiões do Brasil que apresenta maior crescimento populacional nas últimas décadas, acompanhado de novos problemas urbanos que precisam ser analisados e trabalhados. 

“É preciso pensar no crescimento populacional dos municípios do Litoral Norte, levando em consideração as questões econômicas, sociais e ambientais, a fim de promover, de fato, uma melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirma.

O docente ressalta ainda que os cursos têm como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento da ONU, refletindo sobre questões de saúde, geração de emprego e renda, questões ambientais e de educação, além de outros tópicos. 

Com um corpo docente  integrado, e professores das diversas áreas do conhecimento, todos trabalham com foco na contribuição das várias ciências para o desenvolvimento de uma região.

Para se inscrever no mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional acesse este link. Interessados no curso de Gestão e Desenvolvimento Regional podem se cadastrar aqui. Para conhecer os outros cursos de pós-graduação da UNITAU acesse: https://unitau.br/pos-graduacao 

Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU