Curso reúne a tradição do ensino e a excelência da UNITAU (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Medicina UNITAU reúne tradição e modernidade

Link curto: https://unitau.me/4chN6Gm

11/06/2024 09h08 ⋅ Atualizada em 11/06/2024 09h11

UNITAU, Vestibular de Inverno 2024, Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno para Medicina, a prova é em fase única. Com 120 vagas disponíveis para os campi de Taubaté e de Caraguatatuba (60 para cada localidade), a Instituição oferece aos candidatos a oportunidade de ingressar em um curso de Medicina tradicional, moderno e humanizado, reconhecido por sua excelência na formação de profissionais de saúde. Os interessados devem se inscrever em unitau.br/medicina.

A UNITAU tem a graduação em Medicina mais antiga da Região Vale do Paraíba e do Litoral Norte, com décadas de experiência na formação de médicos de excelência. Ao mesmo tempo, a instituição investe em inovação, oferecendo aos alunos laboratórios modernos com equipamentos de ponta, como o Laboratório de Habilidades,  em que é possível simular diversos cenários clínicos.

O curso de Medicina da UNITAU proporciona aos alunos uma formação completa e integrada, que os prepara para os desafios da prática médica atual. Além da sólida base teórica, os alunos participam de estágios em hospitais e clínicas da região, adquirindo experiência prática e contato direto com pacientes.

A Universidade promove a interdisciplinaridade, no campus Bom Conselho, na formação dos alunos, incentivando o contato com estudantes de outras áreas da saúde, como Psicologia, Enfermagem e Biomedicina. Essa interação enriquece o aprendizado e prepara os futuros médicos para trabalhar em equipe de forma eficaz.

Os alunos podem optar por estudar no campus de Taubaté, localizado em um prédio histórico do século XIX no centro da cidade, ou no campus de Caraguatatuba, em um espaço moderno próximo à praia do Indaiá. Ambos os campi oferecem a mesma estrutura pedagógica de qualidade da UNITAU.

Rede de saúde

Os universitários do curso de Medicina da UNITAU estão inseridos na rede de saúde regional. A Universidade mantém convênios para que os estudantes possam realizar os estágios e o internato nas unidades de saúde do Vale do Paraíba e Litoral Norte, entre os locais estão os Hospitais Regional de Taubaté e de Caraguatatuba, a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, a Casa de Saúde Stella Maris de Caraguatatuba e o Hospital Municipal Universitário de Taubaté.

“Eles também passam nos centros de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), fazendo os atendimentos primários e emergenciais. Então, isso é de suma importância para a formação médica. [...] É uma carga horária que vai fazer com que eles se formem conhecendo praticamente todas as áreas e tendo uma performance muito boa enquanto médicos”, finaliza o diretor do Departamento de Medicina, Prof. Dr. Walnei Fernandes Barbosa.