EAD é oportunidade de conquista do sonho do diploma universitário (Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM UNITAU)

Educação a Distância na UNITAU: realização de sonhos e alçando voos mais altos

Link curto: https://unitau.me/45eZkgt

10/06/2024 09h15

Graduação, histórias reais, EAD

Na Universidade de Taubaté (UNITAU), a Educação a Distância (EAD) não é apenas uma modalidade de ensino, é a chave para a realização de sonhos e a conquista de um futuro promissor. Diversos estudantes já tiveram as vidas transformadas por meio da flexibilidade e do rigor da UNITAU EAD, abrindo portas para carreiras de sucesso e realizações pessoais.

A instituição também tem como objetivo a educação acessível e inclusiva. Na EAD UNITAU, o ensino pode ser moldado à realidade de cada aluno, proporcionando flexibilidade e autonomia no aprendizado.

“Quando nós pensamos em EAD, alguns elementos se destacam como potencializados devido a à forma de acesso dos alunos ao conteúdo e à educação. [...] Uma característica de acessibilidade desta modalidade é a facilidade de acesso ao conteúdo, em qualquer momento e em qualquer lugar, caso o aluno esteja com a ferramenta digital em mãos, permitindo uma maior possibilidade de construção de conhecimento e de desenvolvimento humano”, destaca a coordenadora da EAD UNITAU, Profa. Dra. Cristiane Cassimiro.

Acessibilidade na prática

A colação de grau de um aluno deficiente auditivo marcou a Profa. Ma. Simone Vecchio. Ao aceitar o convite para ser intérprete na cerimônia, ela sabia da importância desse momento único na vida de seus alunos.

Ao chegar na casa do formando, deparou-se com uma cena comovente: uma festa cuidadosamente preparada por familiares e amigos, com beca, capelo e tudo que a ocasião pedia.

Simone relembra: "Naquele momento, senti a imensa responsabilidade de traduzir em libras os sonhos e conquistas daquele jovem. Emprestando minhas mãos e voz, pude contribuir para que ele vivenciasse esse dia com a plenitude que merecia".

Profa. Ma. Simone como intérprete de LIBRAS na colação de grau do aluno Expedito da Silva (Foto: Arquivo Pessoal/Expedito Silva)

Alunos estrelas possuem trajetos brilhantes

O egresso do curso de Formação Pedagógica em Matemática, Paulo Cardoso, conta o que mais o marcou na EAD.  “Pra mim, é a possibilidade de integração de estudantes de diferentes regiões, costumes e realidades de maneira muito prática e instantânea. Nas discussões dos fóruns, por exemplo, era possível perceber as diferenças e similaridades dos diversos contextos em que cada um estava inserido e essa troca agregou muito para a minha formação”. A conclusão do curso realizado por Paulo, contribuiu na aprovação da tão sonhada vaga num concurso público.

Algo semelhante aconteceu com a egressa de Pedagogia, Regiane Carina da Silva, ao iniciar o mestrado na Universidade de São Paulo (USP). “A Pedagogia EAD me propiciou a compreender os processos de ensino e aprendizagem de forma mais completa. [...] Atualmente, estou cursando o mestrado e a Pedagogia me possibilitou diferentes experiências, em diferentes funções, as quais não teria vivenciado se não tivesse concluído o curso de graduação a distância na UNITAU”.

Egressa do curso de Pedagogia, Regiane da Silva (Foto: Arquivo Pessoal/Regiane da Silva)

O ensino a distância abre portas para diversos estudantes, como uma forma mais acessível de complementar o currículo. “Atualmente, o mercado e a sociedade estão cada vez mais exigentes com relação à formação. [...] Neste sentido, a EAD permite que o estudante concilie com maior facilidade o seu trabalho com a sua formação ao longo da vida”, finaliza a Profa. Dra. Cristiane.

Matrículas abertas

A EAD é uma das formas de democratização do acesso ao ensino superior, fazendo com que diversos brasileiros e brasileiras consigam conquistar o sonho do diploma universitário. A Universidade de Taubaté conta com mais de 30 polos de educação a distância espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A UNITAU está com matrículas abertas para os cursos de graduação a distância. Saiba mais aqui.

Isabella Maciel