Link curto: https://unitau.me/3Vdumka
05/06/2024 10h10 ⋅ Atualizada em 13/11/2024 16h42
A saúde mental é um assunto amplamente discutido atualmente. O tema se sobressai quando se pensa em jovens de 18 a 24 anos e como cada vez mais se tornam a população de risco em termos de vulnerabilidade e crises emocionais. Segundo a pesquisa “The Burden of Mental Disorders” feita pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Brasil é o primeiro no ranking de transtornos de ansiedade.
Diante deste cenário, a Universidade de Taubaté (UNITAU) dispõe de programas de auxílio e promoção da saúde mental para os universitários através do Núcleo de Saúde e Bem-Estar ligado à Pró-reitoria Estudantil.
O núcleo conta com o Programa de Apoio Psicossocial (PAPS), que completa 10 anos, e leva apoio psicológico e emocional para os estudantes de forma inteiramente gratuita. A escuta psicológica é realizada por profissional com grande experiência no atendimento de saúde mental de estudantes universitários.
Tirar um tempo para si e cuidar da própria saúde é essencial em uma rotina que gera estresse, precisando conciliar a vida acadêmica e pessoal, explica o Prof. Dr. Ricardo Mendes Mattos, coordenador do Núcleo de Saúde e Bem-Estar e docente do curso de Psicologia.
“O principal é o estudante entender a necessidade de autocuidado. Entender que deve reservar um tempo em seu dia a dia para praticar exercícios físicos, realizar atividades de lazer, estabelecer relações saudáveis, por isso a preocupação com a saúde mental é tão importante e a UNITAU é pioneira no oferecimento de apoio emocional gratuito aos estudantes universitários”, afirma o docente.
Além do PAPS, o núcleo oferece práticas preventivas, a partir da educação em saúde mental; atividades de promoção de saúde como alongamento, relaxamento e massagem antiestresse; assessoria a professores da universidade e desenvolvimento de pesquisas científicas.
Com as avaliações e provas chegando, as responsabilidades acadêmicas aumentam e consequentemente a ansiedade chega. O apoio do PAPS é essencial para os estudantes terem mais um ambiente seguro para poderem se abrir.
Para solicitar o atendimento especializado do programa, basta enviar um e-mail para paps@unitau.br, lembrando que todo processo é gratuito e sigiloso.
Pedro Silvini
ACOM/UNITAU