Autoconhecimento é essencial no momento da escolha da graduação (Foto: Isabella Maciel/ACOM UNITAU)

Conhecimento do mercado de trabalho reflete na escolha da graduação

Link curto: https://unitau.me/4bGAGIc

28/05/2024 10h16 ⋅ Atualizada em 28/05/2024 10h18

Graduação, Vestibular de Inverno 2024

Escolher a graduação é uma etapa complexa na vida das pessoas, por isso, requer muito autoconhecimento para que o indivíduo possa definir as metas e os caminhos que deseja traçar. Decidir um curso de graduação requer o exercício de pensar nas próprias habilidades e preferências, para que o profissional possa exercer a profissão da forma mais agradável possível.

Além disso, outro ponto fundamental é conhecer o mercado de trabalho da área desejada, alinhar as compreensões profissionais com o cenário atual e considerar os seus objetivos pessoais. É importante que ao escolher o curso de interesse, a pessoa esteja por dentro de todas as direções que o âmbito profissional oferece, permitindo o ajuste das próprias expectativas com a realidade presente.

A docente do curso de Psicologia, Profa. Dra. Adriana Leonidas de Oliveira, relata a importância de alinhar as perspectivas profissionais com o contexto atual. “É necessário conhecer a profissão e todas as possibilidades de atuação que ela pode oferecer. Muitas vezes, quando pensamos numa profissão, pensamos apenas nas áreas mais tradicionais ou mais populares ligadas a ela, deixando de considerar muitas outras possibilidades não tão conhecidas ou exploradas”.

A professora também explica que, outro ponto essencial neste processo, é a  escolha de uma Universidade que garanta benefícios ao currículo do universitário, como networking, crescimento pessoal e qualificação técnica. “Esse é o diferencial de se estudar na UNITAU, uma Universidade de excelência, que prepara o profissional e o cidadão, integrando ensino, pesquisa e extensão ao longo de uma formação integral”.

Vestibular de Inverno

A UNITAU está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024, oferecendo diversas oportunidades para ingressar na graduação em diferentes áreas do conhecimento.

Ao todo, são oferecidas 540 vagas para 18 cursos neste processo seletivo. São eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária, Mídias Sociais Digitais, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação. A prova online é gratuita e pode ser feita a qualquer dia e a qualquer momento. Saiba mais aqui.

Formas de ingresso na UNITAU

A UNITAU abre as portas para o seu futuro com diversas formas de ingresso no Vestibular de Inverno. A Universidade oferece diversas opções de ingresso, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2014, classificação em vestibulares de outras instituições, aprovação em vestibulares anteriores da UNITAU, transferência interna ou externa e segunda graduação. Exceção: o curso de Medicina possui formas de ingresso específicas.

Isabella Maciel